sexta-feira, 18 de junho de 2010

Gordon Matta-Clark


GORDON MATTA-CLARK


Gordon Matta-Clark nasceu em 1943 e foi um dos principais artistas de vanguarda de Nova York na década de 1970.
Grande parte de sua produção se constitui de intervenções.
Formado em arquitetura, de fato ele nunca chegou a erguer prédios. No final dos anos 60 ele iniciou uma série de intervenções em edificios abandonados ou prestes a serem demolidos. Gordon abria buracos, cortava pedaços, arrancava blocos de paredes e pisos e ao fazê-lo expunha as entranhas de um edificio.

Em 1974, com sua intervenção, Splitting, o artista fatiou uma casa na periferia de Nova York ao meio, chamando atenção para a forma desordenada com que a cidade crescia.

"Ele perseguiu uma ideia que se tornaria hegemônica muito tempo mais tarde, e que pode ser resumida numa palavra: sustentabilidade. Em uma Nova York já repleta de espaços abandonados, muitos condenados à demolição, Matta-Clark surgia com propostas de reciclagem, como em sua Garbage Wall (Parede de Lixo), de 1970. Ou de recuperação social, como no projeto inacabado Loisaida, que visava treinar jovens sem recursos em ofícios de alvenaria e construção." (http://bravonline.abril.com.br/conteudo/artesplasticas/gordon-matta-clark-homem-fatiava-predios-537515.shtml)

Nenhum comentário: