segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Uma leitura "diferente"



Vou ficar devendo uma indicação de leitura específica da minha área, mesmo porque em virtude de vários motivos de força maior, não ando lendo ultimamente.
Entretanto, gostaria de propor aos colegas que buscam uma leitura diferente, e que principalmente, possuem "estômago", a leitura da obra Precisamos falar sobre Kevin - Lionel Shriver.
Este livro tem como pano de fundo a história de Kevin Khatchadourian, um adolescente americano de dezesseis anos, que em 2001 chacinou nove pessoas na escola onde estudava. Calma! Antes que a prof. Luciana e até mesmo vocês colegas, se assustem com a minha indicação, explicarei melhor...
O livro em questão apesar de fazê-lo, não tem a preucupação de retratar o episódio em sí, mas sim fazer uma abordagem acerca do ponto de vista da mãe de Kevin. A autora arquitetou um romance onde a mãe do assassino escreve cartas ao pai ausente. Nessas cartas, ao procurar os porquês, constrói uma meditação sobre a maldade e discute um tabu: a ambivalência de certas mulheres diante da maternidade e sua influência e responsabilidade na criação de um pequeno monstro. O livro discute casamento e carreira; maternidade e família; sinceridade e alienação.
Sinceramente achei o livro ótimo, e acho que isso é mérito da dispretensão com a qual me atirei na leitura. Nunca diria que em nada me acrescentou, mas pelo contrário, o livro mostrou que a maldade propriamente dita, ao contrário do que eu pensava, pode ser inerente ao ser humano, e não apenas uma consequência do meio no qual ele está inserido.
Recomendo, mas também saliento que se trata de um texto forte a por vezes assustador, mas acima de tudo muito interessante.

Nenhum comentário: