Colegas, convidamos a todos para a oficina da próxima terça-feira onde discutiremos um pouco sobre o papel da linguagem dentro do contexto da nossa disciplina de tempos e espaços escolares.
- Acima, na obra “A traição das imagens” do pintor belga René Magritte (1898-1967), temos a imagem de um cachimbo e a frase em francês que significa "Isso não é um cachimbo"... “Em que esse exemplo pode servir à nossa discussão? (Bem) Isso não é um cachimbo de verdade, mas simplesmente a representação gráfica, pictórica de um cachimbo. O mesmo acontece com a escrita alfabética, em sua regulamentação ortográfica oficial. Ela não é a fala: é uma tentativa de representação gráfica, pictórica e convencional da língua falada.” [Trecho adaptado de BAGNO, Marcos (2003): Preconceito Lingüístico: o que é, como se faz. 21ª ed., São Paulo, Loyola. Pág. 53 e 54]
- Acima, na obra “A traição das imagens” do pintor belga René Magritte (1898-1967), temos a imagem de um cachimbo e a frase em francês que significa "Isso não é um cachimbo"... “Em que esse exemplo pode servir à nossa discussão? (Bem) Isso não é um cachimbo de verdade, mas simplesmente a representação gráfica, pictórica de um cachimbo. O mesmo acontece com a escrita alfabética, em sua regulamentação ortográfica oficial. Ela não é a fala: é uma tentativa de representação gráfica, pictórica e convencional da língua falada.” [Trecho adaptado de BAGNO, Marcos (2003): Preconceito Lingüístico: o que é, como se faz. 21ª ed., São Paulo, Loyola. Pág. 53 e 54]
Guardem esta idéia, pois tem tudo a ver com a discussão de amanhã. Não percam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário