domingo, 16 de novembro de 2008

Oficina da Confiança




Um pouco atrasado, mas presente! =)


Resolvi postar as impressões da primeira oficina da turma, ministrada por mim e pelo Miguel. Era num dia de chuva, com poucos colegas em sala de aula. Pena.

Optamos por iniciar a oficina com uma massagem coletiva! (Coisa bem boa!). Iniciava-se já o teste da confiança, permitir-se tocar e ser tocado pelo outro. Depois, podemos dizer que o exercício proposto, tornou-se um grande desafio para muitos dos colegas. Era o jogo do João Bobo, onde um colega fica no centro de uma roda formada pelos outros colegas. O colega do centro, tem apenas que fizar os pés no chão em posição ereta e se deixar levar pelo toque dos outros colegas que ficam empurrando ele de um lado, para outro. Detalhe: o colega do meio fica de olhos fechados. Dá muito medo. Muito medo mesmo! Confiar é antes de tudo um exercício de superar o medo, li isso em algum lugar, ou inventei, não lembro. Mas os colegas se sairam muito bem!
Dividimos a turma em duplas. Um membro da turma iria vendar os olhos e o outro ia conduzir o colega de olhos vendados pelo prédio da FACED por uma corda. Foi interessante observar e discutir as impressões do exercício. Foi interessante observar como o nosso tempo e o nosso espaço são visuais. O tempo para quem estava vendado parecia muito mais extenso do que realmente era, e também nenhum dos colegas sabia onde estava antes de tirar a venda. Foi interessante, pois muitos colegas disseram que os outros sentidos ficaram muito mais aguçados, sem o auxílio da visão. Os condutores não foram tão ousados, preferiram ficar no andar da aula, não utilizaram escadas. Apenas uma dupla utilizou o elevador.
Serve como reflexão, discutir se os espaços públicos são realmente para todos os públicos. Serve a discussão para perceber se os espaços estão realmente adaptados para todos os tipos de pessoas.
Era isso!

Nenhum comentário: