terça-feira, 26 de maio de 2009

Proposta do MEC para um ensino médio inovador - Artes Visuais

Acho que a idéia fundamental dessa nova proposta e o que a torna de fato a esperança para um ensino médio inovador é a relação escola-vida. Para mim, é com essa associação de papéis e conceitos que o conhecimento se faz. O aluno pode e deve ver sentido no estudo. Escolhi um tópico discutido em aula para trazer questões da arte para o ensino inovador.

-Articular teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual com atividades práticas experimentais.

Há muito tempo e ainda hoje o ensino de arte muitas vezes é resumido a prática. Quando terminei o ensino médio (2 anos atrás) era assim e ainda hoje, na mesma escola e com novos professores, minha irmã, no primeiro ano do ensino médio, tem o mesmo tipo de aula que infelizmente não faz sentido algum para adolescentes que têm outras prioridades e valores. A teoria da arte, assim como a prática, é incrivelmente multidisciplinar. Isso possibilita que os professores desenvolvam trabalhos amplos, dialogando com outras áreas. Esse diálogo tem extrema importância para que a arte não seja apenas vista como trabalhos manuais ou recreação. Não só na arte, mas em qualquer área, os alunos precisam saber o porquê do aprendizado, não apenas fazer por fazer ou então aprender para passar no vestibular. Tudo deve ter relação com a formação do ser.

Nenhum comentário: