domingo, 31 de maio de 2009

O teatro e a nova proposta do MEC para o Ensino Médio

Dentre tantas disciplinas oferecidas nas escolas, o teatro é algo diferente e inovador. A escola nova propõe a implantação do teatro na educação básica afim de modificar os espaços escolares. A arte seria uma fuga do tradiocional dentro da escola e de fato o teatro é algo inovador na educação. Assim a nova proposta do projeto político pedagógico do MEC para o Ensino Médio, também trás inovações para dentro da escola e junto com a disciplina de teatro, ou até mesmo junto com as demais artes, poderá valer a pena e transformará a escola conhecida por nós. O teatro oportuniza os alunos a viverem novas experiências, saindo do espaço comum da sala de aula e desenvolvendo o senso crítico e criativo perante a sociedade. Conhecer e respeitar valores diferentes, é importante para todas as pessoas que vivem em sociedade. Saber que existe o diferente e saber se por no lugar do outro para não desrespeitar e nem discriminar, é fundamental para quem não está sozinho e está vivendo num mundo complexo onde cada um é diferente, e por isso a importância do teatro na formação dos jovens. Acostumados a discriminar e julgar os outros, os jovens procisam mais do que nunca aprender a ver com outros olhos o mundo ao seu redor e nada melhor que a escola e o teatro para ensinar-lhes isso. No teatro o sujeito tem a oportunidade de se colocar no lugar do outro, de viver as experiências nunca vividas antes, conhecendo valores diferentes, refletindo sobre eles e assim aprender a respeita-los. Então as proposta do MEC como, "promover a aprendizagem critica...", "promover as atividades sociais que estimiluem o convívio humano e interativo do mundo dos jovens" e "fomentar o comportamento ético, como ponto de partida para o reconhecimento dos deveres e direitos da cidadania, (...), pelo reconhecimento, respeito e acolhimento da identidade do outro e pela incorporação da solidariedade.", se realmente implantada nas escolas poderá ser um grande ganho para os nossos jovens. A transformação da escola e os novos objetivos para nossa educação mudará muita coisa na sociedade e será um passo inovador para o mundo em que vivemos.

2 comentários:

Maillin Rezende disse...

é muito bom ler tudo isso. eu acredito em cada ponto e escolhi esse curso por esses motivos, mas fazendo o meu estágio eu percebo que o teatro não pode tomar isso como sua responsabilidade. É responsabilidade de todas disciplinas, da educação familiar, é uma construção de base. É importante que percebemos essas coisas para lutarmos pelo teatro desde o início da escolarização, por exemplo, seria um início.

Luciana disse...

Sim, o teatro ou a arte não é responsável ( e nem pode ser) por "salvar" a escola. Mas tem um papel muito importante, com certeza. Bons professores de teatro certamente ajudam.