sábado, 23 de maio de 2009

Biblioteconomia e Um Ensino Médio Inovador

Um Ensino Médio Inovador, para mim, poderia ser um Ensino Médio onde o tempo e o espaço possam ser mais flexíveis e amigáveis.

Confesso que me surpreendeu a facilidade com que relacionei meu trabalho e minha área aos indicativos listados no relatório da proposta do MEC. A relação é mais óbvia e imediata do que eu imaginava. Consegui listar algumas coisas que um bibliotecário pode (e deve) fazer (e estar já fazendo) para isso:

- o incentivo à leitura;
- o incentivo à pesquisa;
- a orientação em pesquisas, incentivando a busca por autores e opiniões diversas, a indicação das autoridades nas citações e a expressão de opiniões pessoais sobre as mesmas;
- o respeito à individualidade de cada usuário (aluno);
- a disponibilização e orientação no uso de suportes e tecnologias diversas de informação;
- a promoção de programas contemplando os diversos segmentos da Educação de Usuários, visando o autodidatismo e autonomia informacional do aluno/usuário.

Um comentário:

Luciana disse...

Legal, Karol

Uma biblioteca e uma boa bibliotecária, que além de uma simples funcionária, seja uma amante da leitura e instigadora de novos leitores, é fundamental.