terça-feira, 27 de maio de 2008

Cosmogonia e cosmologia

O pensamento cosmogônico, uma tentativa de explicar a realidade através dos mitos, narrava a origem da natureza por meio de genealogias divinas: as forças e os seres naturais estavam personalizados e simbolizados pelos deuses, titãs e heróis, cujas relações davam origem às coisas, aos homens, às estações do ano, ao dia e à noite, às colheitas, à sociedade. Suas paixões não correspondidas se exprimiam por raios, trovões, tempestades, tufões, desertos. Seus amores e desejos realizados manifestavam-se na abundância da primavera, das colheitas, da procriação dos animais.
O pensamento cosmológico, um tentativa de explicar a realidade por meio de conceitos, explicava a origem da natureza pela existência de um ou alguns elementos naturais (terra-seco, água-úmido, ar-frio,fogo-quente), a PHYSIS, que , por sua força interna natural, se transforma, dando origem a todas as coisas e aos homens. Os primeiros filósofos consideravam os elementos originários como forças divinas, mas já não eram personalizados nem sua ação explicada por desejos, paixões e furores.
MYTHOS é uma fala, um relato ou uma narrativa cujo tema principal e´a origem( origem do mundo, dos homens, das técnicas, dos deuses, das relações entre homens e deuses). O mito opera com a saturação do sentido, ou seja, um mesmo fato pode ser narrado de inúmeras maneiras diferentes , dependendo do que se queira enfatizar, e as coisas do mundo( animais,vegetais, minerais, humanos) podem receber inúmeros sentidos, conforme o lugar que ocupem na narrativa.

18 comentários:

CYNDEL disse...

valeu a pena
um bom texto ate me ajudou bastante vcs sao de mais
bjã

funeria disse...

obrigadooo me ajudou muito

Nani disse...

Sua explicacao foi muito clara e objetiva. Muito obrigada :)

Ana Paula disse...

gostei, dá pra fazer um bom trabalho !

Anônimo disse...

Usei o texto pra fazer um trabalho do colégio :)

Lekaah disse...

tbm adorei, parabens pelo texto! ^^

Anônimo disse...

blz. adorei o texto tenho prova e estudei por ele, explicou direitinho!!!

Anônimo disse...

legal

Anônimo disse...

A palavra Mythos enquadra-se melhor para a explicação da Cosmogonia, onde imperava um pensamento mitológico, figurativo e ilusório para se explicar a origem do universo.
Na Cosmologia,que seria o estudo racional do universo,imperava o pensamento filosófico e as palavras chaves seriam Kosmos(universo) e LOGOS (razão).

Anônimo disse...

muito bemm

Leoh disse...

Foi muito útil para mim,fiz meu trabalho de Filosofia nesse texto...Filosofei bastante XD

waldinei disse...

Muito bomm me ajudou muito obrigado!!!!

Anônimo disse...

Legal... bem sussinto

Anônimo disse...

(valeu a pena escrever esse texto para meu trabalho)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

achei muito engraçado kkkkk