sábado, 24 de maio de 2008

Teoria de Gaia

A Teoria de Gaia foi apresentada por um investigador britânico, James E. Lovelock, em parceria com a filósofa Dian Hitchcock, na década de 1970, e consiste na defesa de que o planeta Terra é um ser vivo, que existe um sistema cibernético de controle, que compreenderia a biosfera, a hidrosfera, a atmosfera, os solos e parte da crosta terrestre, e teria a capacidade de manter propriedades do ambiente, como a composição química e a temperatura, em estados adequados para a vida. Foi feita a partir de pesquisas comparativas entre a atmosfera da Terra e outros planetas, onde se chegou a conclusão de que a biosfera do planeta é capaz de gerar, manter e regular as próprias condições de meio-ambiente. O nome Gaia é uma homenagem a deusa grega Gaia, a Terra.
A comunidade cientifica não dá muitos créditos para a teoria, mas esse quadro está virando a partir dos fenômenos recentes de aquecimento global e crise climática.
A relação do ser humano com o planeta está sendo muito destacada. Gaia reage organicamente às nossas ações.
Pelo o que eu li, Lovelock é uma pessoa muito inteligente e que gosta do que faz. Ele inventou muitos instrumentos científicos utilizados pela NASA. Inventou o Detector de Captura de Elétrons, que auxiliou nas descobertas sobre a persistencia do CFC e seu papel no empobrecimento da camada de ozônio.
Lovelock prevê a extinção da humanidade também com o aumento da temperatura média nas regiões (que já é observado) e a consequente desasbitação das terras agriculturáveis do mundo que se tornarão impróprias para a produção de alimentos. Ele diz também que o mundo já ultrapassou o ponto de não retorno quanto às mudanças climáticas e que a civilização que conhecemos hoje, dificilmente vai sobreviver...
Colei aqui umas imagens que tirei do site http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_266733.shtml para mostrar o nascimento, evolução e ameaças de vida do nosso planeta.





Nenhum comentário: