quinta-feira, 15 de maio de 2008


OFICINA DE QUÍMICA (aula do dia 20/05/08)

EXPERIÊNCIA DA VELA

O experimento consiste em queimar algo no interior de um copo que isola uma quantidade de ar.

Objetivo: Mostrar porque a vela apaga, e explicar o que ocorre com a água que está no prato.
Procedimento:Colocar num prato fundo uma vela e adicionar água no prato (quase até a borda). Acender a vela e tapar com um copo transparente. Observar o que acontece com a vela e com a água.
Discussões:
O que aconteceu com a vela e por que?
O que aconteceu com a água e por que?

Escolhi essa experiência para realizarmos porque é um experimento simples e de fácil manipulação. Logo, ele é acessível para realizarmos fora do laboratório podendo ser realizado na sala de aula ou até mesmo em casa (ou em qualquer lugar que se deseje). Também soube de muitos colegas que já realizaram esse experimento, porém as justificativas que escutei a respeito do que ocorre durante a experiência não são muito “corretas” (por exemplo, que o oxigênio some). Por isso resolvi explicar um pouco melhor, os fenômenos físicos e químicos que ocorrem durante o processo.


“Muitos fatos errados de tanto serem repetidos, ás vezes até por pessoas de grande valor científico, acabam por tornar-se verdade.” (Lavoisier)


2 comentários:

Luciana disse...

Que sentidos podemos dar para a palavra "experiência" em educação?

Só existe "experiência" nas aulas de ciências?

Que é experiência e o sentido que damos a ela?

Vamos debater sobre isso?

camila galarza disse...

acho que existem diversos sentidos para a palavra "experiência" em educação. Nas artes podemos usar a experiência para descobrir/testar materiais, descobrir novas técnicas, novos suportes... acredito que o sentido de esperiência seja o sentido de provar/testar, descobrir/conhecer alguma coisa...
a oficina da colega foi muito boa para eu saber melhor sobre o que acontece na experiência, até porque, eu lembro que quando eu aprendi, teve alguns errinhos na explicação...