quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Mais um pouco de poesia...

Tudo o que a gente sente,
gosto, som, cheiro, visão,
se está frio ou se está quente,
aqui vai a explicação.
Cinco são nossos sentidos:
e começo pelo tato.
Áspero, macio ou liso,
nossa pele sabe a jato.
Gato é fofo e tão macio,
diferente do elefante.
Gelo é liso e bem mais frio
que uma sopa borbulhante.
Tudo eu sei com o meu tato
e enxergo com a mão.
Só que cortam meu barato:
_Ei! Não mexe nisso, não!
Chama olfato ou olfação
o sentido de cheirar.
Ele é bem melhor no cão
porque ajuda a caçar.
Para nós o tal olfato
dá tempero à comida.
Faz sentir melhor o prato
ou a panela esquecida.
Outro dia na cantina
tinha torta de banana.
_Quem te disse isso, menina?
_Meu nariz, que não se engana!
Já de longe você sente
fumaça, sujeira ou poluição.
Ele ajuda toda gente
a escapar de confusão
Mas falando em comida...
dá até gosto lembrar
de uma tortade morango
mas que bom! Que paladar!
É na língua este sentido
que na gente é apurado.
Em quatro tipos dividido:
amargo, azedo, doce e salgado.
Olha só que engraçada
esta informação doidona:
só mesmo estando molhada
nossa língua funciona.
Ei! Capriche na receita
pra papila gustativa.
Se a comida está bem feita
ela sente e grita: viva!
Bata palmas que chegou
a hora da audição.
Um sentido do barulho
pra dançar rock ou baião!
Ligue um som bem animado,
mas cuidado com a altura!
Nosso ouvido é delicado
e precisa de ternura.
Este órgão enrolado
tem até um labirinto.
Tem martelo, tem bigorna.
Como é que eu nem sinto?
Uma música bonita,
um pedido de socorro...
se uma pessoa grita,
ele avisa e eu corro.
Tem sentido mais bonito
que o sentido da visão?
Você vê o infinito,
céu, cinema, televisão.
A visão alcança longe, vai até o horizonte.
Mas se o que se vê é feio
ou dá medo... nem me conte!
Cada olho é um convite
pra saber que a vida é bela.
Ele mostra que o limite,
do seu corpo é a janela.
Olho é coisa tão bonita
como estrela a brilhar.
Qualquer cor: do azul ao negro,
o que importa é o olhar.
Ver, ouvir, sentir, falar
e curtir o paladar.
Tanta coisa pra viver...
Mas você pode ajudar?
(Ângela Finzetto. Coleção Poesias para crianças)
Pergunto:
Quais os sentidos mais "valorizados" na sala de aula?
E os outros, fazemos o que com eles? Deixamos em casa?

2 comentários:

Luciana disse...

Ótimo, Flávia

A nossa experiência com os sentidos na aula de ontem fez a gente perceber o quanto prestamos pouca atenção a maioria dos nossos sentidos. A escola, em geral, lembra que devemos ter olhos para a professora, mãos para escrever o que for pedido, e um corpo que senta esperando a próxima tarefa. De que modo podemos aguçar mais nossos sentidos com nossas aulas?

Anônimo disse...

Bom, como futura prof de teatro eu posso garantir que cada vez mais sinto dificuldade de trabalhar os diferentes sentidos com os meus alunos. Principalmente a visão, pois ela requer confiança em si e nos colegas e isso é algo dificil de se conquistar.
A escola muitas vezes se torna um ambiente constragendor e repressor o que dificulta na conquista da confiança, do coleguismo, do respeito...
Procuro desenvolver os diferentes sentidos durante as minhas aulas e acreditem às vezes outros professores ficam irritados, pois acham isso uma perda de tempo.
Bom, estamos em um esquema onde nossos olhos devem estar voltados para a figura do professor e do quadro negro, nossos ouvidos voltados para a explicação e o resto é praticamente dispensado.
É uma pena, estamos ficando cada vez mais travados e menos sensíveis..espero que quando nos dermos conta de que algumas coisas na escola precisam mudar não seja tarde demais.