terça-feira, 30 de outubro de 2007

Planeta Terra...



Da perspectiva na Terra, o nosso planeta parece ser grande e robusto, com um oceano interminável de ar. Do espaço, os astronautas muitas vezes têm a impressão de que a Terra é pequena, e tem uma fina e frágil camada de atmosfera. Para um viajante do espaço, as características que distinguem a Terra são as águas azuis, as massas de terra verdes e castanhas, e o conjunto de nuvens brancas contra um fundo negro.


Muitos sonham em viajar pelo espaço e ver as maravilhas do universo. Na realidade, todos nós somos viajantes espaciais. A nossa nave é o planeta Terra, viajando a uma velocidade de 108.000 quilômetros (67.000 milhas) por hora.







Planeta Terra visto da Lua (NASA Terra & Aqua Satellites).


A Terra é o terceiro planeta a contar do Sol, a uma distância de 150 milhões de quilômetros (93,2 milhões de milhas). Demora 365,256 dias para girar em volta do Sol e 23.9345 horas para a Terra efetuar uma rotação completa. Tem um diâmetro de 12.756 quilômetros (7.973 milhas), apenas poucas centenas de quilômetros maior que o de Vênus. A nossa atmosfera é composta por 78% de azoto, 21 % de oxigênio e 1 % de outros componentes. A Terra é o único planeta conhecido, do sistema solar, a abrigar vida.

O núcleo do nosso planeta, de níquel-ferro fundido, girando rapidamente, provoca um extenso campo magnético que, junto com a atmosfera, nos protege de praticamente toda a radiação prejudicial vinda do Sol e outras estrelas. A atmosfera da Terra nos protege dos meteoros, cuja maioria se queima antes de poder atingir a superfície.

Vale apreciar este espetáculo!
O nascer do Sol visto do espaço. Nesta foto (à direita) observa-se parte da energia solar espalhada pelos resíduos liberados pela erupção vulcânica do Monte Pinatubo, nas Filipinas, em junho de 1991. A faixa negra, entre os resíduos e a Terra, é formada por aerossóis compostos de cristais de ácido sulfúrico.




Imagem do Brasil!!!

Nenhum comentário: