terça-feira, 30 de outubro de 2007

A história mosaica: o mundo acossado pelo dilúvio universal

Na Idade Média, a visão bíblica de mundo predominava. Nela, a Terra foi criada por vontade de Deus, o qual poderia interferir na história humana e natural. o Gênesis relata o surgimento do mundo, dos animais e do homem. Este, como ser supremo, seria predestinado a dominar e povoar o mundo, fazendo uso dos bens naturais. Grandes catástrofes, como o dilúvio universal que levou Noé a fazer uma arca, são apresentadas com intervenções do criador para corrigir o curso da história humana. em uma descrição seminal dessa visão, está a obra A Divina Comédia(1307-21), de Dante Alighieri, na qual é relatada pormenorizadamente uma viagem pelo Inferno, Purgatório e céu. Mas o conhecimento naturalista dessa época expressa-se com vigor nos livros da sábia Hildebarg de Bingen(1098-1179), para quem Deus, a Terra e o homem estariam estreitamente conectados.

No princípio, Deus criou o céu e a terra.....(Gen.,1,1)

No ano seiscentos da vida de Noé,...jorraram todas as fontes do abismo e abriram-se as comportas do céu.

Hildebard de Bingen
A terra, o cosmo e a mística de Hildebarg de Bingen(1098-1179). Exemplo do espírito feminino da idade média, ela estudava botânica, zoologia e mineralogia. Possuía uma grande visão cosmo-teológica que se refletia em suas idéias sobre a criação do mundo e do homem e, também sobre a saúde e o sentido da vida.

"A terra é também mãe; mãe de tudo o que é natural, mãe de tudo o que é humano. Ela é mãe de tudo, porque contém em si as sementes de tudo.(...) Contém a unidade e o poder de fazer germinar...É frutífera em múltiplos modos. Nela tudo tem origem."
Hildebard de Bingen(1098-1179)


" O ser humano foi criado com a terra. todos os elementos se vinculam ao homem e , enquanto ele vive, eles o ajudam em sua vida diária. E o ser humano se ocupa com eles. A terra dá sua energia vital, de acordo com a naturaza e os hábitos de cada pessoa'.


"Homem, observa bem o homem: ele tem o céu, a terra e todas as criaturas já em si mesmo e é um todo".

Dante Alighieri

Dante nasceu em Florença, na Itália, em uma época em que se construíam grandes catedrais e realizavam-se Cruzadas. Contemporâneo de Tomás de Aquino, ele foi um importante pensador de sua época. em seu poema A Divina Comédia, misturou cosmologia, naturalismo, filosofia e teologia, sintetizando a visão medieval de mundo. a obra foi organizada em três livros - Inferno, Purgatório e Paraíso - cada qual com 33 cantos.

O barranco derrubado esculpia vários caminhos íngremes e irregulares da beira do precipício até embaixo, permitindo a descida com dificuldade
Dante Alighieri


Juliana, Mariana e Daniel

Nenhum comentário: