sexta-feira, 21 de maio de 2010

Oficina "Evolução das Tintas"



Na oficina "Evolução das Tintas através da Arte" buscou relacionar o avanço da ciência química e de como o homem introduziu na arte pictórica, passando pelo período paleolítico, arte egipcia, período clássico e o início do realismo com a utilização de tintas óleo.

Nas escolas pode ser desenvolvido um projeto interdisciplinar/transdisciplinar, entre os professores de arte, história, geografia e química, pois a evolução da ciência está intimamente relacionada com o clima, a sociedade e a política de uma região, sendo um assunto rico para ser explorado por essas disciplinas em conjunto.

A imagem acima foi utilizada na apresentação da oficina, é do pintor Jan Van Eyck denominada "O Casal Arnolfini" de 1434. É considerada uma importante obra, pois é umas das primeiras que usa tinta à óleo. O pintor moía os pigmentos e os misturavam com óleo de linhaça, mas não se sabe se na época era usado algum tipo de elemento volátil para facilitar a secagem que era muito lenta. Nessa obra podemos perceber que Jan Van Eyck soube utilizar bem a técnica, dando aspecto tridimensional a pintura.

Um comentário:

Luciana disse...

Kellen, não esquece de colocar mais indformações sobre a obra do Van Eyck.