terça-feira, 25 de maio de 2010

As escolas de antigamente?


Muitos textos importantes já foram postados!! Ative-me a buscar uma imagem que contribuísse na nossa reflexão sobre o processo de alfabetização, pelo qual todos nós já passamos algum dia!!
Estou muito curiosa para ver a exposição! Com certeza contribuirá muito para enriquecer nossas aulas. Olhando as imagens das cartilhas que já foram postadas fiquei pensando e me perguntando: A escola atual está tão moderna assim... ??

Um comentário:

Guilherme disse...

Nessa semana que passou fiz um trabalho de analise dos PCNs. Percebi que continuamos sendo “cartilhados” mesmo após sermos professores formados. Sei que em muitos aspectos os PCNs são fantásticos, mas me impressionou o modo com que eles delimitam no que devemos ou não acreditar. Uma parte do PCN de ciências naturais, por exemplo, deixa claro que podemos falar das visões indígenas e teológicas da origem das espécies, mas que devemos mostrar e provar que apesar de essas visões existirem, a certa é a evolução, e ainda que dentro da evolução só quem tem razão é o Darwin.
É interessantíssimo que poucas paginas depois da parte que diz para incentivarmos a autonomia, o respeito das opiniões e o diálogo. Se afirme categoricamente que a opinião dos alunos ou de qualquer um que discorde com os paradigmas vigentes, não tenha valor algum.