domingo, 23 de maio de 2010

"Ivo viu a uva": ainda aprendemos a ler assim?

Lembram? Ivo viu a uva, vovó viu o ivo, va ve vi vo vu.... Como aprendemos a ler? Qual o sentido desse tipo de aprendizado em que as sílabas tem que ser repetidas e utilizadas mesmo que não façam sentido algum?

No dia 01 de junho vamos visitar a exposição "Ivo viu a uva": mudanças e permanências na educação republicana, no Museu Júlio de Castilhos, que fica na Rua Duque de Caxias, 1205, no centro de Porto Alegre. Desde então, o que mudou e o que permanece? O quanto ainda somos disciplinados, o quanto ainda disciplinamos através do que ensinamos?

Confiram a descrição da exposição:

"IVO VIU A UVA" MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NA EDUCAÇÃO REPUBLICANA

Período: 12/05 à 04/09/2010

Nova exposição temporária,reforça o papel social e o compromisso público do Museu Julio de Castilhos como agente cultural, retomando a memória escolar. “Ivo Viu a Uva; abordará a educação brasileira e riograndense, no recorte temporal compreendido entre o final do século XIX e a década de 1950, do século XX. A concepção museológica e os cenários foram montados com embasamento no conceito arquitetônico do “Panóptico”, conceito onde se é visto e se vigia. Serão exibidas peças de significativo valor histórico pertencentes ao acervo do Museu, como uma prova de 1880 que pertenceu a Borges de Medeiros, ou uma palmatória, instrumento usado para castigo físico nos alunos, além de tipos de carteiras escolares, uniformes, recursos e materiais didáticos, entre outros. A pesquisa histórica resulta do trabalho da equipe técnica do MJC com a colaboração de pesquisadoras acadêmicas da área da história da educação vinculadas à UFRGS.

Alguns objetos são oriundos de empréstimos de instituições colaboradoras como o Memorial do Colégio Bom Jesus Sévigné, o Museu e Arquivo Histórico La Salle (Canoas), o Museu da UFRGS, Museu Metodista de Educação Bispo Isac Aço, e o Museu Olivio Otto (Carazinho), distribuídos entre nove nichos temáticos que proporcionarão ao visitante, a experiência de projetar sua imaginação acerca da educação, do ensino e do aprendizado.

Mais informações:  http://www.museujuliodecastilhos.rs.gov.br/


Para ajudar a pensar na exposição, um pouco de Mafalda:




Como era a educação dos nossos pais e avós? O que mudou, o que permanece?

Um comentário:

Diego Ramone disse...

É engraçado...
Sabe que nem lembro direito como aprendi a 'juntar as sílabas'?
Talvez, pra mim, não fosse tão sem sentido aquelas frases (se é que foi assim no meu tempo).
Também, não vejo maiores problemas se for desta forma, afinal, assim podemos estar exercitando o lado imaginativo/hipotético das crianças, ou não?!
Bom, sei lá!!