domingo, 18 de outubro de 2009

François Bucher

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"A Imagem é um evento, devemos somente procurar a Forma que já está lá. Permanecer nesta beleza é crucial - não tirá-la do referencial... A verdadeira arte é aprender a viver. Temos que escolher entre o amor e o medo, não há outra opção."
(François Bucher em entrevista para Heike Gatzmaga
em 2008 - minha tradução livre)
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Do original:
"Das Bild ist ein Event, man muss nur der Form folgen, die immer schon da ist. Bei dieser Schönheit zu bleiben, das ist entscheidend - die Gegenwart nicht zu verschieben ... Die wirkliche Kunst ist es zu lernen, wie man leben sollte. Man hat die Wahl zwischen Liebe und Furcht, es gibt keine andere Wahl."


François BucherFrançois Bucher (1972) nasceu em Cali, Colômbia; vive e trabalha em Berlim.

Bucher é Mestre em Cinema pelo Art Institute of Chicago e recebeu uma bolsa de estudos no Whitney Independent Study Program, New York. Seu trabalho e pesquisa abrangem uma vasta gama de interesses e de suportes, focando-se especificamente em problemas relacionados às questões éticas e estéticas postas pelos meios do cinema e da televisão.

Bucher atua ativamente como escritor para livros teóricos e jornais, além de ser convidado para pronunciar conferências em seminários e simpósios refletindo sobre questões relacionadas à imagem na cultura contemporânea.

A obra de Bucher, que já foi internacionalmente exposta, recebeu diversos prêmios, dentre os quais o primeiro prêmio no VideoEx, 2003, Zurique; o prêmio do júri no Videolisboa, Lisboa, 2003, o primeiro prêmio à Videocreación Iberoamericana, Museo de Arte Contemporaneo de Castilla y León, MUSAC, 2004, o Werkleitz Award 2004 em Transmediale, Berlim, o Director's Citation at the Black Maria Film Festival, 2004 e o segundo prêmio na Fair Play, Berlim, 2007. Foi por duas vezes nomeado para o New Media Fellowship of the Rockefeller Foundation, 2005 e 2007. Recebeu o New York City Media Arts Grant of The Jerome Foundation, 2000, o qual lhe permitiu a Criação do video White Balance (to think is to forget differences).
Bucher é professor convidado da Art Academy at Umeä University, Suécia.

Texto 'adaptado' da página da Bienal do Mercosul [Já deram uma olhada na página? ela mudou de sexta para sábado e está legal, seguindo a proposta curatorial.] e vídeo roubado do Vídeo Data Bank.


"Severa Vigilância" é um conjunto de relatos sobre uma experiência borderline vivida por um grupo de universitários em um seminário de teatro na Universidad de Antioquia em Medellín, Colômbia. No seminário, que ocorreu durante um período de grande violência (1999), dois estudantes deveriam apresentar a vida e obra de Jean Genet*. Para tanto, pregaram uma peça: um sequestro. A peça se converteu em uma situação onde nem mesmo os proponentes sabiam se era uma experiência real ou não, criando uma tensão no grupo que afetou toda convivência posterior.
O filme de Bucher transita entre documento e ficção - questionando o limite entre estes dois, entre realidade e representação.

"O vídeo incorpora vários níveis de violência: desde a que é, a que não é, a que poderia ter sido. Também assinala a indecisão entre a violência e a representação da violência, as quais permanecerão sempre suspensas dentro de uma ficção (e seu duplo). "
Segundo Bucher, no site da Bienal.

Severa Vigilância (2007)

Severa Vigilancia - Haute Surveillance, 2007
Vídeo Instalação de Dois Canais.
36 Min.
Fonte: Haus der Kulturen der Welt

Assim como vários trabalhos no espaço Ficções do Invisível, Severa Vigilância pode ser relacionada com o teatro; mais expecificamente com o Teatro Invisível, onde "os espectadores só sabem que trata-se de ficcção depois, ou nem depois. Alguns grupos militantes dos anos 70 usavam muito essa prática" (citando a Luka... obrigada pela palavra!).



LINKS SUGERIDOS
culturebase.net
Video Data Bank: Video Art and Video Artists Com clipe de 3 vídeos de François Bucher (e de muitos outros artistas) assim como parágrafos sobre os mesmos.
Haus der Kulturen der Welt sobre a exposição Rational / Irrational , com obras de Pawel Althamer, Arthur Bispo do Rosário, François Bucher, Hanne Darboven, Juan Downey, Javier Téllez.(não tem muita coisa, mas entra como curiosidade.)


PARÊNTESE: (Não que seja importante)
Ao ler sobre a proposta do artista, lembrei do filme eXistenZ (1999), de David Cronenberg. No filme existe um jogo que é jogado dentro de outro jogo. Para jogar o 'jogo dentro do jogo' é necessária uma interação bem "real" (pensando numa realidade para os universos de Cronenberg). No fim do filme, descobrimos que aquilo que considerávamos realidade já era uma ficção e que esta ficção se relaciona mais com o 'jogo dentro do jogo' do que com a primeira situação que considerávamos real.

"The world of games is in a kind of a trance. People are programmed to accept so little but the possibilities are so great."
eXistenZ [cronenberg]
______________Jean Genet
* Severa vigilância (Haute surveillance) é um dos principais textos de Jean Genet (˜1910 †1986). A história se passa em uma cela, onde estão 3 homossexuais - um esperando a execução da sentença de morto, outro liberto em breve e um terceiro que permanecerá preso mais um mês. Junto com a sexualidade presente/proibida - latente/reprimida se cria uma situação de violência surda, quase dissimulada.

Um comentário:

Luciana disse...

Moara, ótimo post!! Trouxeste várias informações importantes, bem ao estilo da proposta da Bienal. Valeu a indicação do novo formato do site da Bienal - realmente vale a pena explorar.