Meu texto é basicamente uma análise de um artigo que lí (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422000000300018&script=sci_arttext&tlng=pt) que trata de um questionário aplicado para alunos de oitava série e terceiro ano do ensino médio, intitulado Explorando a Motivação para Estudar Química .
A leitura desse artigo comprova o que eu, enquanto acadêmico de Química, já pensara sobre o assunto. Os alunos de 8º série, que tem o seu primeiro contato com a disciplina, pouco sabem a respeito da própria disciplina (o que é lógico) e de como ela pode auxiliá-los na compreensão de outros conteúdos. É grande o número de alunos que acham que o estudo da Química não será útil em suas vidas e em suas profissões (...até mesmo os que optarão por cursos como odontologia, biologia, medicina), o que comprova o quanto desconhecem sobre o assunto e até sobre as suas futuras escolhas.
Mas o que mais me chamou a atenção na leitura do referido artigo, foram as justificativas daqueles que disseram não gostar da disciplina de Química. Das suas respostas, posso tirar duas conclusões: 1º) as aulas e os assuntos abordados são trabalhados de uma maneira superficial e 2º) a falta de aulas práticas em laboratórios é a causa de desinteresse por parte de muitos alunos.
Evidente que a minha idéia não é colocar a disciplina de Química como a melhor e a mais importante (ainda que essa seja a minha opinião...), mas é, enquanto futuro docente, chamar a atenção de como a “nossa” abordagem pode ser melhor e mais interessante.
Não podemos, em parte, resolver os problemas de ESPAÇO, no sentido de espaços físicos e falta de laboratórios. Mas todos nós, enquanto “detentores” de um conhecimento específico e técnico, e acima de tudo, dispostos a compartilhá-lo, podemos propor aulas e abordagens mais interessantes para os nossos alunos.
Lendo o artigo citado anteriormente, poderemos comprovar o absurdo de 24,5% de alunos entrevistados, responderem que seus amigos comentam que as aulas de química são “pouco aplicadas ao dia-a-dia”. Por favor! Nossa disciplina (a exemplo de muitas outras) está em tudo que vemos, comemos e respiramos. Por que deixemos que esses alunos pensem assim? Será que o problema é com eles?
Sinceramente, acho que não....
Façamos um TEMPO diferente, sobretudo no aspecto pedagógico e técnico...
Podemos (e devemos!) abordar nossa disciplina de uma forma diferente. Cabe a nós, professores e futuros professores, provarmos que isso é possível e aplicável em qualquer nível.
É preciso mudar esse quadro....;
Façamos a diferença!....eu quero, e você?
A leitura desse artigo comprova o que eu, enquanto acadêmico de Química, já pensara sobre o assunto. Os alunos de 8º série, que tem o seu primeiro contato com a disciplina, pouco sabem a respeito da própria disciplina (o que é lógico) e de como ela pode auxiliá-los na compreensão de outros conteúdos. É grande o número de alunos que acham que o estudo da Química não será útil em suas vidas e em suas profissões (...até mesmo os que optarão por cursos como odontologia, biologia, medicina), o que comprova o quanto desconhecem sobre o assunto e até sobre as suas futuras escolhas.
Mas o que mais me chamou a atenção na leitura do referido artigo, foram as justificativas daqueles que disseram não gostar da disciplina de Química. Das suas respostas, posso tirar duas conclusões: 1º) as aulas e os assuntos abordados são trabalhados de uma maneira superficial e 2º) a falta de aulas práticas em laboratórios é a causa de desinteresse por parte de muitos alunos.
Evidente que a minha idéia não é colocar a disciplina de Química como a melhor e a mais importante (ainda que essa seja a minha opinião...), mas é, enquanto futuro docente, chamar a atenção de como a “nossa” abordagem pode ser melhor e mais interessante.
Não podemos, em parte, resolver os problemas de ESPAÇO, no sentido de espaços físicos e falta de laboratórios. Mas todos nós, enquanto “detentores” de um conhecimento específico e técnico, e acima de tudo, dispostos a compartilhá-lo, podemos propor aulas e abordagens mais interessantes para os nossos alunos.
Lendo o artigo citado anteriormente, poderemos comprovar o absurdo de 24,5% de alunos entrevistados, responderem que seus amigos comentam que as aulas de química são “pouco aplicadas ao dia-a-dia”. Por favor! Nossa disciplina (a exemplo de muitas outras) está em tudo que vemos, comemos e respiramos. Por que deixemos que esses alunos pensem assim? Será que o problema é com eles?
Sinceramente, acho que não....
Façamos um TEMPO diferente, sobretudo no aspecto pedagógico e técnico...
Podemos (e devemos!) abordar nossa disciplina de uma forma diferente. Cabe a nós, professores e futuros professores, provarmos que isso é possível e aplicável em qualquer nível.
É preciso mudar esse quadro....;
Façamos a diferença!....eu quero, e você?
3 comentários:
Com certeza o ensino de Química merece ser abordado de uma maneira diferenciada, de forma a proporcionar maior interessse por parte dos estudantes. Sendo uma áera tão excelente e de tão aplicabilidade cotidiana, nós, no papel de futuros docentes da área, temos que fazer reconhecer seu valor. E eu, como vc, estou disposto a tal.
O problema não está no conteúdo e sim na forma que ele é aplicado. Colegas, sejamos criativos e atraentes em nosso ofício, afinal nossos antigos professores também foram alunos.
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