terça-feira, 26 de agosto de 2008

Tempos e espaços teatrais



Podemos definir o teatro como um espaço em que estão juntos os que olham e os que são olhados, e a cena como o espaço dos corpos em movimento. O espaço teatral compreende atores e espectadores, definindo certa relação entre eles. (Anne Ubersfeld in http://www.grupotempo.com.br/tex_ubersfeld.html).

Passando pela história do teatro mundial, podemos dizer que ao longo do tempo em que se buscavam novas formas de representações, acarretava-se na descobertas de novos espaços e tempos para a atuação. O teatro nasceu na Grécia, em anfiteatros às margens do Mar Mediterrâneo, contando, ou mostrando no palco, as histórias e mitos que o povo conhecia. Édipo, Medéia, Antígona, etc. Essas eram as conhecidas Tragédias Gregas e se tornou febre entre os gregos lá por volta de 406 a.C, nos eventos conhecidos como Dionisíacas; festividade em homenagem ao deus Dionísio, deus do Vinho e do Teatro. Os festivais de teatro das Dionisíacas duravam o dia todo. Eram apresentadas as tragédias dos autores e escolhidas a melhor. Entre os autores mais conhecidos, destacam-se os três ícones que nos reataram do teatro antigo; Sófocles, Eurípides e Ésquilo.




Então Roma invadiu a Grécia e o teatro
perdeu o espaço para os grandes duelos e gladiadores e as sangrentas corridas de bigas. O teatro agora deixava os grandes anfiteatros gregos, por tablados em feiras romanas. Ele perdeu o tom clássico, tornando-se uma grande sátira do poder e das classes sociais.

O teatro na idade média, passou por autos sacramentais, encenados nas igrejas, contando histórias da biblía. Também pos vilarejos, através de caravanas co
m a Comedia del Arte, que definiu personagens através do uso de máscaras específicas. Os textos eram improvisados e registrados em documentos chamados caravagios(?). As mulheres, somente agora, ganhavam espaço na cena.
Durante a Idade Moderna, o teatro começa a ganhar um espaço específico; os prédios teatrais, com os palcos conhecidos como italianos. Isso foi possível, por conta do advento da Ópera e do Melodrama, que eram muito populares entre a realeza. O teatro começava a perder o caráter e ser uma arte do povo, e começava a ser status da burguesia. A questão do espaço específico, se deu também, como resultado de um esboço que iniciou durante a era Shakesperiana do teatro. Era o Teatro Elisabetano, que era encenado em teatros que esboçavam a forma do palco italiano.
Era a era de Shakespeare, o maior escritor de todos os tempos, segundo alguns.






O Século XX trouxe uma série de grandes gênios que estudaram e propuseram as mais diferentes formas de teatro. No final do Século IXX surgia na Rússia, o realismo de Stanislavski. Anos depois, Bartold Brecht apresentou as suas idéias de distanciamento, tanto no teatro como na sua literatura. Mas no que se reserva a questão do espaço, Grotowski tem uma importância relativa, quando propõe os mais diferentes locais para encenação. Prova que qualquer espaço é cênico, e qualquer espaço pode ser encenado por que existe.




As grandes teorias de Teatro-educação afirmam que o teatro ocorre todo momento. São os conhecidos jogos lúdicos e dramáticos. O teatro é algo que carregamos desde criança. Todos temos e excercemos em algum momento de nossas vidas a capacidade de dramatizar uma situação. Essa capacidade nos faz também transformar os espaços e os objetos. Já transformamos nosso quintal em selvas perigosas, com animais ferozes e tesouros escondidos. Já transformamos nossa sala de estar em uma cabana.

Enfim, as barreiras do tempo e do espaço são alimentos para o ator e para o espetáculo. No teatro, tudo é possível. Até voar com os pés no chão.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom :]