segunda-feira, 11 de agosto de 2008

"Professora, vamos para o laboratório??"

Quando pensamos em outro espaço, além da sala de aula, para as aulas de Ciências e Biologia, logo vem à lembrança um laboratório, cheio de animais em vidros, um esqueleto humano em algum canto e os alunos em bancadas dissecando algum animalzinho. Bem aquela imagem de filme americano. E essa imagem seria muito boa, se fosse a realidade da grande maioria das escolas brasileiras (Não falo aqui das escolas particulares, pois não tenho experiência nesse assunto nem como professora e muito menos como aluna. Não conheço mesmo).

As escolas públicas até têm um laboratório, mas os alunos nem sabem onde fica e, às vezes, nem os professores. Na escola que eu estudei grande parte da minha vida, havia um laboratório, com cobras em vidros e dois ou três
microscópios. Eu entrei lá uma vez. UMA vez. Fui ajudar uma professora de Ciências a buscar material lá, mas eu fiquei tão encantada com tudo aquilo, que nem lembro o que fui buscar.. =] Lembro que eu cheguei na sala de aula contando para os colegas tudo que eu tinha visto lá, como era legal e que eles nem sabiam da existência daquele lugar, para mim, mágico.

Mas eu estou aqui só falando de laboratório, laboratório e mais laboratório. O que eu queria falar (ou escrever), na verdade, é que não é preciso ter uma sala como aquela dos filmes para dar uma boa aula de Ciências ou Biologia. O pátio da escola é uma fonte maravilhosa de informação e conhecimento "científico":
árvores, terra, grama, insetos, pássaros, pessoas; tudo isso, com certeza, se encontra em um pátio de escola. Um parque perto da escola. Um rio (ou "arroio") da cidade. Um zoológico. Um herbário. O Jardim Botânico. As casas dos alunos. A estação de tratamento de água mais próxima. A zona rural da cidade. Enfim, qualquer lugar é lugar para construir conhecimento sobre a vida. Pois a Biologia nada mais é do que isso: entender a vida que vivemos e a vida que nos cerca.

E a minha experiência como aluna comprova: os professores mais legais são aqueles que fazem mais do que passar matéria no quadro. E isso é uma característica que não muda nos alunos, independente da época em que vivemos.


Ps: A foto é do Laboratório da Escola Técnica Libertato Salzano Vieira da Cunha, usado pelos alunos da UERGS, que era o meu caso. As aulas de química no laboratório eram as melhores, como dá para ver pela nossa animação na foto. =]














2 comentários:

Fabi disse...

Também é assim na Química, e em todas as disciplinas. Acredito que o que falta são professores capacitados e dispostos, além de escolas que permitam vencer algumas barreiras estabelecidas e ultrapassadas.

Anônimo disse...

Oi Karine. Muito legal vc ter comentado acerca da ausência de utilização de uso dos laboratóirios em escolas públicas. Nas escolas que estudei verificava-se o mesmo problema. Sabíamos da existência dos laboratórios, mas sempre que alguém sugeria aos professores alguma atividade prática a ser realizada nos mesmos, eles desconversavam e continuavam com o tradicional método de passar a matéria no quadro. E pior, nem ao menos uma visita a alguma fábrica ou nem que seja ao pátio, como vc comentou, era estimulada pelos docentes. Daí minha dificuldade em enxergar de maneira prazerosa o ensino de ciências, principalmente de biologia. Hoje, como futuro docente da área de Química, espero não repetir os memos erros que percebi em minha vasta experiência como aluno.