quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Tempos e espaços escolares: atravessar fronteiras, construir novas narrativas


A cadeira termina e sempre é bom esse gostinho de "quero mais", para continuar pensando, continuar em movimento... Com certeza, aprendemos muito nesse semestre. Aprender com o outro sempre é muito bom. Que cada um, como futuro professor/professora continue a querendo reinventar a escola e a educação.

Deixo aqui um trecho do texto que discutimos em nossas primeras aulas do semestre:

"(...) a educação está em crise. Crise esta que poderia ser resumida pelo fato de que muitos estudantes apresnetam resistência à maneira como recebem o ensino na escola e pelo fato de que muitos professores não querem aprender outro modo de ensinar diferente do que sempre utilizaram. Por isso aumenta a cada dia a distância entre o sentir e o pensar dos professores e dos alunos. Para transformar este círculo vicioso em um círculo virtuoso, penso que hoje, mais do que nunca, o professorado precisa revisar o que constituiu os fundamentos de sua prática e criar novas maneiras de conhecer e de relacionar-se com o conhecimento e com os aprendizes. Isso pressupõe ultrapassar os limites do que parece aceitável, de modo que possamos repensar e transgredir, para criar novas narrativas e experiências de aprendizagem que venham a ter sentido" (Hernández, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: mediação, 2007. p. 16).

Imagem: cenas da visita da turma a Bienal do Mercosul, setembro 2007.

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