terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Constantin Stanislavski

Pessoal, eu sou meio lenta nesse negócio aqui, mas aí vai um pouco sobre dois dos teóricos que vocês nunca tinham ouvido falar e que são muito importantes p/ quem faz teatro. Uma coisa que esqueci de falar e só me dei conta no final da aula quando o Mark me comentou que nós tb não conhecemos aqueles negócios de biologia que eles estudam lá no curso deles é o seguinte. Eu posso não saber o conteúdo da faculdade de biologia, ou química ou que for, mas eu tive biologia no colégio e eu conheço o básico sobre ela. Assim como química, física, literatura, etc. E esses teóricos que eu trouxe na aula são o básico do teatro, ou seja, esperava que pelo menos eles fossem ensinados ou introduzidos, que seja, na escola, para que as pessoas que vão cursar engenharia ou outro curso no qual nunca mais verão isto, pelo menos saibam quem foram estes caras e o que eles fizeram. Besos a todos. Betina.

Constantin Stanislavski, em russo Константин Сергеевич Станиславский, (Moscou, 5 de janeiro de 1863Moscou, 7 de agosto de 1938) foi um ator russo.
Ator desde os catorze anos, foi um dos fundadores do Teatro de Arte de Moscou, criador do Sistema Stanislavski de atuação realista, ainda hoje básico na arte da representação.
Nascido numa família rica, sua primeira apresentação ocorreu quando ainda tinha sete anos. Logo no início de sua carreira (provavelmente com o intuito de preservar o nome da família, posto que a atividade do ator não era bem vista), adotou o sobrenome Stanislavski. Em algumas traduções seu nome é escrito ‘Konstantin Stanislavsky”.
Em 1888, Stanislavski fundou a Sociedade Literária e Artística do Teatro de Maly, onde ganhou experiência de palco e atuação. Dez anos depois, foi co-fundador do Teatro de Arte de Moscou (MKhAT), junto a Vladimir Nemirovich-Danchenko. Ali foi diretor de Anton Chekhov, que tornou-se-lhe discípulo. A peça A Gaivota foi das primeiras apresentações de ambos, ali.
Ali, no Teatro de Arte, foi que começou a desenvolver o seu famoso “Sistema Stanislavski”, baseado na tradição realista de Aleksandr Pushkin. (freqüentemente chamado “método”, isto na verdade é uma imprecisão técnica, pois o Método foi desenvolvido a partir daquele).

O sistema Stanislavski

Quando começou a atuar, Stanislavski estava às voltas com duas formas distintas de representação, que marcaram a evolução desta arte no século XIX: o teatro tradicional (bastante estilizado, onde o ator exibia gestos nada realistas) e a técnica recém-surgida de representação realista.
O diretor observou, então, os grandes atores de seu tempo, além de contar com as próprias experiências. Constatou que aqueles intérpretes agiam de forma natural e intuitiva – mas que nada havia capaz de traduzir suas atuações em palavras, que fosse capaz de perpetuar aquele conhecimento. Resolveu, portanto, criar um sistema que, com o seu nome, passou às gerações futuras e ainda hoje serve de base para a formação de todo bom ator.
O núcleo deste sistema está na chamada “atuação verossímil”, uma série de técnicas e princípios que hoje são considerados fundamentais para o desempenho do ator.
Ao contrário da percepção de naturalidade que observara, descobriu que a atuação realista era, em verdade, muito artificial e difícil - e que somente seria adquirido mediante uma série de estudos e práticas, que compilou.
Ele disse:
Todos os nossos atos, mesmo os mais simples, aqueles que estamos acostumados em nosso cotidiano, são desligados quando surgimos na ribalta, diante de uma platéia de mil pessoas. Isso é por que é necessário se corrigir e aprender novamente a andar, sentar, ou deitar. É necessário a auto-reeducação para, no palco, olhar e ver, escutar e ouvir.

Vsevolod Emilievitch Meyerhold

Vsevolod Emilevich Meyerhold, (em russo Всеволод Эмильевич Мейерхольд) Penza Russia 28 janeiro de 1874 - 2 de fevereiro de 1940. Nome artístico de Karl Kazimir Theodor Meyerhold, conhecido apenas por Meyerhold, um grande ator de teatro e um dos mais importantes diretores e teóricos de teatro da primeira metade do século vinte.

Vsevolod Meyerhold
Executado sumariamente pela ditadura stalinista, sob a acusação de trotskismo e formalismo os seus trabalhos artísticos e escritos estiveram banidos até 1955, quando foi reabilitado pela corte suprema da antiga URSS.
Entre 1898 e 1902 participa do Teatro de Arte de Moscou, como um dos principais atores da companhia de Stanislavsky e Vladimir Nemirovich-Danchenko. Em 1905 dirige por um ano o Estudio de Teatro, um anexo do Teatro de Arte de Moscou (TAM), a convite do próprio Stanislavsky. Durante sua vida artística experimenta várias formas de teatro, sendo mais conhecido pelos exercícios de intepretaçao da sua biomecânica e por seu trabalho de experimentaçao teatral, influenciando os principais encenadores do século XX.

Técnica da Biomecânica

O ápice das pesquisas ensejadas por Vsevolod Meyerhold foi a teoria que denominou de biomecânica, recurso que, de maneira genérica, transformava o corpo do ator em uma ferramenta, um títere a serviço da mente. As atuações pelo método da biomecânica possuíam movimentos amplos, exagerados (mas não supérfluos) e tensos, incrivelmente tensos. A capacidade comunicativa dos gestos e expressões, ou seja, a linguagem corporal, dentro da biomecânica, subjugou a linguagem oral a ponto de muitas entonações serem feitas de forma quase que inflexível. Dentro da biomecânica o cinético e o estático têm valores semelhantes, tal qual nos teatros populares nipônicos. E o corpo do ator é entendido como mais um objeto de cena, portanto sua disposição em relação ao cenário tem importante papel como elemento de comunicação visual. Por essas razões, outros elementos típicos do teatro de Meyerhold, como a iluminação, cenário e figurino estilizados e antinaturalistas são essenciais para o perfeito funcionamento da biomecânica. O cineasta, ex-aluno e amigo de Meyerhold, Sergei Eisenstein, utilizou a técnica da biomecânica em seus filmes Ivan, o Terrível Parte I e Ivan, o Terrível Parte II.

Um comentário:

Anônimo disse...

[url=http://pittsburghmom.com/members/Pokimon2010/default.aspx/][img]http://i048.radikal.ru/0910/57/9a759e833d4a.jpg[/img][/url]

10605 movies of rare DVD quality

We hold thousands of the hottest movies you've been waiting to supervise! And they're stylish nearby in Hi-Def!
These movies are playable on most viewing devices including iPod, PDA (HandHelds), PC, DVD & DivX players.
There are definitely no limits. Download as much as you lack with incredibly high speeds. No additional software is required!
Unreservedly click on a tie, download a cinema and guard it on your favorite player.

[size=4][url=http://pittsburghmom.com/members/Pokimon2010/default.aspx]Sign Up[/url] today and forget about buying or renting DVDs offline. [/size]


[url=http://movies.aoaoaxxx.ru/][img]http://s43.radikal.ru/i102/0910/37/6c734f3ca5fb.jpg[/img][/url]





























[url=http://pittsburghmom.com/members/Pokimon2010/default.aspx][b]TOP 40 BEST Movies:[/b][/url]
Fish Called Wanda, A
Craft, The
Evil Under the Sun
Jungle Cubs
FleshEater
Deep End of the Ocean, The
Itty Bitty Titty Committee
Don't Tell Mom the Babysitter's Dead
Backbeat
Rough Around the Edges: Live from Madison Square Garden
Dead Man
Hollywoodland
Anger Management
Sense and Sensibility
Negotiator, The
Death on the Nile
Marine, The
Before Sunset
Cocoon
Brothers Grimm, The
13th Warrior, The
Code Conspiracy, The
Phantom Force
Rated X
Graveyard Shift
Kangaroo Jack
Ciao
Brewster's Millions
Predator 2
Empire


[url=http://freewebhostingtipsonline.com/members/nasihzhemchuzhnij.aspx]Spider-Man [/url]
[url=http://askmecode.com/members/suhajljakuvikin.aspx]Rocky Balboa [/url]
[url=http://mauiview.com/upperbay/members/sajfuddinpamfi.aspx]2010 [/url]
[url=http://navaly.org/members/klimperehodov7.aspx]Hellbound: Hellraiser II [/url]
[url=http://bounci.tv/members/anzhelabolshin6.aspx]Sumuru [/url]
[url=http://navaly.org/members/klimperehodov7.aspx]Off the Map [/url]
[url=http://james-e-morris.com/csjem/members/evgenijkrivoshe.aspx]Human Stain, The [/url]
[url=http://feedbeast.com/forum/members/mutiolshanniko.aspx]Kid for Two Farthings, A [/url]
[url=http://www.netknowledgenow.com/members/stefanefremenk.aspx]Mr. 3000 [/url]
[url=http://navaly.org/members/klimperehodov7.aspx]My Friends Tigger & Pooh's Friendly Tails [/url]