domingo, 15 de novembro de 2009

Perspectiva histórica das ciências


O motivo da escolha de um livro de história das ciências é proporcionar a quem tem interesse por essa área o real entendimento das questões que os cientistas procuram responder. É comum nos depararmos com a resposta antes mesmo de façamos a pergunta ou de que alguém primeiro nos deixe explícito qual a pergunta que a teoria pretende explicar. Por exemplo, se, antes de nos ser apresentada a hipótese atômica, soubermos das diferentes respostas que foram dadas à mesma pergunta, teremos mais clareza sobre o assunto que está sendo tratado. Deve ser respeitada a ordem natural do aprendizado. Evidencia-se, então, a importância do conhecimento histórico na abordagem dos conteúdos. O epoistemólogo Gaston Bachelard diz, no livro "A Formação do Espírito Científico", que, em primeiro lugar, é preciso saber formular perguntas. É justamente esse sentido do problema que caracteriza o verdadeiro espírito científico. Ele complementa essa visão da seguinte forma: "Para o espírito científico, todo conhecimento é resposta a uma pergunta. Se não há pergunta, não pode haver conhecimento científico. O conhecimento adquirido pelo esforço científico pode declinar. A pergunta abstrata e franca se desgasta: a resposta concreta fica. A partir daí, a atividade espiritual se inverte e se bloqueia. Um obstáculo epostemológico se incrusta no conhecimento não questionado."

Por isso, indico como boa leitura para entender melhor as ciências o livro História das Ciências as principais correntes do pensamento científico, de S. F. Mason, disponível nas bibliotecas da UFRGS.

Um comentário:

salete melo disse...

também acho que o processo da apreensão do conhecimento passa pela "curiosidade"... a tal avalanche de perguntas que surge diante do desconhecido.
Por isso as crianças pequenas aprendem tão rápido... por que isso? por que aquilo? por que tem isso e não aquilo? ...por que, por que, por que?
A medida que crescemos temos a tendência ao encolhimento e a autocensura. Muitas vezes acabamos prejudicando o aprendizado.