Eis minhas sugestões de leitura:
A história química de uma vela
As forças da matéria
Autor - Michael Faraday
O livro traz duas séries das conferências de divulgação científica feitas por Michael Faraday. O autor explica, de modo acessível e instigante, os mais variados fenômenos naturais. Dividida em seis partes, A História Química de uma Vela tornou-se o texto de divulgação mais famoso do século XIX. As Forças da Matéria, também em seis partes, trata da gravitação, coesão, afinidade química, calor, magnetismo e eletricidade. Traz também um ensaio introdutório de James Clerk Maxwell sobre a vida e a obra de Faraday.
Barbies, bambolês e bolas de bilhar
67 deliciosos comentários sobre a fascinante química do dia-a-dia
Autor - Joe Schwarcz
São breves comentários sobre a química que nos rodeia. O autor fala de aventuras amorosas, KGB, CIA, jeans, xampus, assassinatos, zumbis, bruxas, mágicos e muito mais. A química está em toda parte: no veneno e no antídoto, na farmácia e na natureza, em produtos de higiene pessoal e na cozinha.
O Mesmo e o Não-Mesmo
Autor - Roald Hoffmann
Embora este texto contenha fórmulas próprias da química, o autor mostra a química para leigos, por intermédio de um texto leve e compreensível. A atividade é com muita freqüência comparada ao que Stephen Hawiking fez em relação à cosmologia, tornando concepções científicas acessíveis a todos quanto desejem aumentar ou adicionar conhecimentos relacionados ao tema da química.
3 comentários:
ah! como eu gostaria de ter aprendido química com esses livros!
Não os li, mas só pela síntese que fizeste já dá vontade de fazê-lo(coisa impensável até então...rsrsrsr)
salete melo
Hahaha... concordo com a Salete: tua síntese da vontade de ler o livro (realmente impensável até então!)
Hehe, obrigada!!
Um outro livro muito bom também é "Os Botões de Napoleão", mas esse já está postado aqui no blog... Eu adoro este, ele fala de moléculas e descobertas no campo da química que influenciaram a nossa história, principalmente em questões políticas e econômicas. É uma leitura leve, são 17 moléculas, 17 capítulos independentes, que não precisam ser lidos em ordem.
Pra quem quiser se aventurar em uma leitura química e gosta de humor, eu indico este.
Postar um comentário