terça-feira, 11 de setembro de 2007

Projeto pedagógico



Simpósio
Terceira Margem:
Educação para a arte/arte para a educação

...és bastante difícil que un grano de arena pueda cambiar toda la montaña. Pero, innegablemente, el grano ayuda a darle forma, y eso es todo a lo que podemos aspirar.
Luis Camnitzer

Inspirados no tema da 6ª Bienal do Mercosul, A terceira Margem do Rio, artistas e educadores brasileiros foram convidados a testemunhar sobre projetos e ações que contemplam rupturas de paradigmas e que negociam novas fronteiras entre a arte e a educação. Segundo o curador geral da mostra Gabriel Pérez-Barreiro, a terceira margem é uma metáfora que enfatiza a possibilidade de a cultura criar um terceiro lugar onde antes parecia haver apenas dois. Rompe-se assim, com os binômios que definem e limitam nosso mundo – o direito e o esquerdo; o bem e o mal; a figuração e a abstração; o sul e o norte. Mais que atravessar fronteiras, deseja-se uma mudança de perspectivas.
No simpósio Terceira Margem: arte para a educação/educação para a arte, iniciativas da comunidade, iniciativas privadas, artistas envolvidos em práticas artísticas são alguns dos diversos temas a serem abordados. Em comum, a busca constante por contruir um terceiro e novo lugar.
Essas experiências são pontos de partida para a reflexão e o debate do complexo tema “arte e educação”, na busca de novas posturas no processo de construção do conhecimento. Ao possibilitar rupturas com antigos paradigmas, vislumbramos um espaço de terceira margem no qual o professor ocupa papel fundamental, dando forma ao processo cotidiano da educação como um pequeno e importante grão de areia.

Nenhum comentário: