sábado, 22 de setembro de 2007

Exclusão

Ola colegas! Na proxima aula, vou contribuir para a nossa cadeira e achei legal postar aqui para chegarmos na aula com alguma ideia do que vai ser apresentado.

A exclusão é uma forma de violência que fere profundamente. Ela não é, necessariamente, econômica, social, ou racial: muitas vezes entre pares utilizam-se formas sutis de exclusão, com o intuito de ferir, vingar-se, humilhar.
Portanto, pode-se refletir aprofundando o sentido de três palavras:
Excluído: alguem que nao tem espaço, vez, perspectiva. Alguem que é isolado, submetido a limites espaciaia, temporais, culturais, economicos, etc. Alguem que é propositadamente, ou institucionalmente, desprezado num espaço limitado.
Excludente: o autor da exclusao. Devemos questionar as formas assumidas, ou disfarçadas, de exclusao, a omissao de encarar a exclusao como problema social, politico e ético numa sociedade. E o problema de procurar alibis para nao nos sentirmos culpados, responsabilizados psicologicamente pelas situaçoes de exclusao.
Exclusão: o fato em si, a realidade. Viver num pais de imensos recursos naturais, de rara riqueza de raças humanas, e ao mesmo tempo de uma inegavel tragica realidade excludente, torna a revisao de nosso modelo cultural uma tarefa ética e formativa urgente e primaria.

Exclusão: é destino? é carma? é natural? é questão de ética? é problema social? é problema político?

No mundo vegetal e no universo animal sobrevivem os mais fortes à custa dos mais fracos. Seria ssim também entre os humanos? O desenvolvimento da humanidade, sua evoluçao, se daria naturalmente atraves do progresso dos mais aptos explorando os mais fracos?

Bom colegas, por enquanto é isso, acho que temos bastante assunto para discutir na proxiam aula...até quinta!!!

Nenhum comentário: