terça-feira, 11 de setembro de 2007

O espaço no teatro

Espaço no teatro
O espaço no fazer teatral segundo Patrice Pavis, Dicionário de Teatro.
A noção de espaço, cuja fortuna na teoria teatral tanto quanto nas ciências humanas é hoje prodigiosa, é usada para aspectos muito diversos do texto e da representação. Separar e definir cada um desses espaços é uma empreitada tão vã quanto desesperada. Não obstante, dedicar-nos-emos a ela na esperança de clarificação.
1. Espaço dramático:
É o espaço dramatúrgico do qual o texto fala, espaço abstrato e que o leitor ou espectador deve construir pela imaginação. (ficcionalizando).
2. Espaço cênico:
É o espaço real do palco onde evoluem os atores, quer eles se restrinjam ao espaço propriamente dito da área cênica, quer evoluam no meio do público.
3. Espaço cenográfico: (ou espaço teatral)
É o espaço cênico, mais precisamente definido como o espaço em cujo interior situam-se público e atores durante a representação. Ele se caracteriza como relação entre os dois, relação teatral.
Poder-se-ia reservar o termo espaço (do) público ao lugar que é ocupado pelo público no decorrer da representação e durante os intervalos (ou exatamente antes do início do espetáculo).
O espaço teatral é a resultante dos espaços (nos sentidos 1,2,3,4,5 e 6); ele se constrói, “a partir de uma arquitetura, de uma mirada sobre o mundo (pictórica), ou de um espaço esculpido essencialmente pelo corpo dos atores.”
4. Espaço lúdico:
É o espaço criado pelo ator, por sua presença e seus deslocamentos, por sua relação com o grupo, sua disposição no palco.
5. Espaço textual:
É o espaço considerado em sua materialidade gráfica, fônica ou retórica; o espaço da “partitura” onde são consignadas réplicas e didascálias.
O espaço textual é realizado quando o texto é usado não como espaço dramático ficcionalizado pelo leitor ou pelo ouvinte, mas como material bruto disposto à vista e ao ouvido do público como “pattern” ou como repetição sistemática.
6. Espaço interior:
É o espaço cênico enquanto tentativa de representação de uma fantasia, de um sonho, de uma visão do dramaturgo ou de uma personagem.
O funcionamento do espaço na encenação contemporânea é abordado em cada um desses seis tipos de espaços e nas entradas cenografia, dispositivos cênicos, maquina teatral, percurso, tablado, teatro de rua, teatro de massa, imagem.

Um comentário:

Luciana disse...

Camila Que ótimo saber destes tantos "espaços" no teatro. Neste Poa em Cena estou conseguindo presenciar alguns desses tempos e espaços teatrais. Dá pra dizer que algumas peças ou alguns atores ou atrizes, como China Zorrilla, nos suspendem no espaço e tempo por alguns minutos.