domingo, 8 de maio de 2011

Da Atividade Espaços Urbanos através da Química:
Relativo às duas oficinas que já postaram material neste Blog.
Inscrevo duas questões que me instigaram a pensar o seguinte:


No Recriando Espaços Urbanos através da Química.

Maravilhosas brechas entre as palavras e suas representações sígnicas; aliás o que nos permite criar como as, das nomenclaturas das substâncias químicas e suas aplicações elementares da tabela periódica. Somando-se a isto temos, também suas possíveis aplicações a objetos no mundo real e com suas correspondentes representações (real X imaginário. Nomenclaturas X palavras X imagens). Translados vastos entre significados e significantes de combinações possíveis e imaginaveis provenienetes do mundo das coisas. Um eterno retorno (lingüístico).

Já.... A Noção de Boneco do Calunga:

Procurando seu significado original: O Calunga na religião africana é um símbolo de poder dado como um ingrediente cognitivista ligada às formas de representações do tipo simbólicas. site: pesquisa em 08/05/11 disponível em: http://http://books.google.fr/books?id=DIVYzmIEPr4C&pg=PA40&lpg=PA40&dq=o+sincretismo+do+calunga&source=


- E, recorrendo a enciclopédias há; muitos sentidos para o termo entre eles a noção de caricatura, boneco sendo muito vasto seu emprego, incluindo noções de planta, árvore. Contudo vejo o boneco utilizado em mapas onde sua aplicação toma um sentido genérico clicherizado, estereotipado para a noção da dimensão de homem. Como mapa e planta calunga ver sites:






Nenhum comentário: