"As máximas de que "o mundo mudou", de que "a escola está em crise" ou de que "as crianças não aprendem" já não dão mais conta (se é que um dia o fizeram) de nos fornecer ferramentas e argumentos necessários para pensar a cultura escolar em nosso tempo. Paralelamente a isso, estamos frente a novas lutas sociais, ligadas à construção das novas configurações culturais por meios das quais os sujeitos, a escola, a educação são hoje produzidos.
Por muito tempo, o campo dos Estudos Culturais esteve (e ainda está) comprometido com a realização de leituras e análises transdisciplinares acerca das tênues alianças entre cultura, economia e poder. Quando vinculado à Educação, o desafio nos pareceu (e nos parece) ser deslindar os fios que ligam tais temáticas (e tais alianças) à forma como a escola e os sujeitos escolares se vêem aí implicados.
Ainda assim, os Estudos Culturais também têm se caracterizado pelo seu comprometimento com a revisão constante dos projetos, direcionamentos, temáticas e questões acerca dos quais se têm ocupado centralmente seus praticantes. Passados cerca de 14 anos desde que se vem apostando na produtividade da articulação empreendida entre a Educação e esse campo tão diverso e disperso dos Estudos Culturais, cabe, portanto, empreender-se uma reflexão acurada e extensa acerca das exigências, das restrições, bem como acerca das novas possibilidades que este inegavelmente importante encontro tem suscitado"
terça-feira, 24 de maio de 2011
Estudos Culturais e Educação
Nesta semana, está acontecendo na ULBRA o 4º SBECE - Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e o 1º SIECE - Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Pesquisadores de todo Brasil discutem sobre novas formas de pensar a educação. Confiram a programação aqui.
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