segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mercado Público de Porto Alegre

Amanhã (dia 10/05/2011) vamos fazer uma "expedição" ao Mercado Público de Porto Alegre e arredores. Dentro do nosso projeto interdisciplinar sobre a cidade, a idéia é registrar e compartilhar com todo o grupo um pouco da complexidade desse espaço no coração da cidade: quais as cores, os cheiros, os sons, as peculiaridades e curiosidades deste espaço? Como este espaço se configura na cidade? De que forma as nossas áreas de conhecimento: artes visuais, teatro, química, educação física, letras, física e tantas outras se intercruzam nesse espaço?  Vamos descobrir essas histórias?
Vamos aproveitar também para visitar a exposição "Os seres do mato e sua vida como pessoas" - Arte Mbyiá Guarani no Porão do Paço Municipal. Como os índios se identificam com a cidade? De que forma a cidade cria espaço para os índios? Os índios fazem parte da cidade? São "calungas", como todos nós?

Duas imagens do Mercado Público Municipal de Porto Alegre




Abaixo algumas informações sobre o Mercado Público:


Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o Mercado Público foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Tombado como um Bem Cultural, passou entre 1990 e 1997 por um processo de restauração, agregando mais qualidade a sua estrutura e recuperando a concepção arquitetônica original. Com as obras, o Mercado também ampliou o seu número de estabelecimentos comerciais. Além de oferecer bons produtos, procurando praticar uma boa política de preços, o Mercado Público também atua como espaço para manifestações culturais e comunitárias, proporcionando mais qualidade de vida a população.

DADOS

  • Inauguração: 03.10.1869
  • Projeto: Eng. Frederico Heydtmann, realizado em 1861
  • Estilo arquitetônico original: neoclássico
  • Estilo arquitetônico atual: eclético (após diversas reformas)
  • Possui a forma de um quadrilátero e foi inaugurado somente com 1 pavimento e 4 torreões (nas esquinas).
  • Adaptando-se ao crescimento da cidade e suas demandas, sofreu várias alterações, dentre as quais a construção, na sua parte interna, de chalés em madeira.
  • Em 1912 foi construído o 2º pavimento para abrigar escritórios comerciais e industriais e repartições públicas.

Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/mercadopublico/default.php?p_secao=4

Nenhum comentário: