quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Queridos Colegas:

Os Bandidos- 17,18 e 19 de setembro - Usina do Gasômetro


The Grand Inquisitor, 14,15 e 16 -Teatro do Ciee


Como já disse na terça passada, não estarei com o grupo nos próximos encontros, resolvi alimentar a minha arte nas oficinas do 15º Poa Em cena. Porém não deixarei de comparacer na exposição do Santander, até porque não quero voltar boiando.

Bjs, josi.

Segue a programação dos Seminários do Poa Em Cena, é só chegar e participar!



SEMINÁRIO FUNARTE EM CENA

A palavra em cena. Há palavra em cena? Ah! Palavra em cena!Com curadoria e mediação de Luiz Paulo VasconcellosFoyer do Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro s/n
O titulo diz tudo – a palavra, a cena, a afirmação, a dúvida, a surpresa, a constatação, o alívio. Afinal, gostemos ou não, queiramos ou não, a palavra sempre estará em cena, explícita, articulada, vibrante, sonora, sussurrada, às vezes até escondida no silêncio eloqüente de uma platéia atenta. Estes são os temas, as possibilidades que pretendemos discutir com nossos convidados – o que, quem, onde, quando e como. E a palavra, naturalmente. Bom proveito! Luiz Paulo Vasconcellos

MESAS
O texto dramático em tempos pós-dramáticos - 08 de setembro, às 16h
Adriane Mottola (RS) - Diretora, atriz, Mestranda em Artes Cênicas e fundadora da Cia. Teatro di Stravaganza, com 20 anos de existência.Esther Góes (RJ) - Formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, encenou mais de 25 espetáculos e teve diversas participações na televisão e no cinema.Grace Passô (MG) - Atriz, formada no Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes. É também produtora, dramaturga e diretora. Integra a Cia Clara de Teatro e o Grupo Espanca.Ivo Bender (RS) - Doutor em letras, um dos mais importantes dramaturgos do teatro gaúcho com diversas obras publicadas.

O teatro das adaptações literárias - 09 de setembro, às 16h
Donizeti Mazonas (SP) – Formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Campinas, participou do Centro de Pesquisa Teatral – CPT, principalmente no projeto Prêt-à-Porter, coordenado por Antunes Filho. Moacir Chaves (RJ) - Diretor renomado, Moacir Chaves é formado em artes cênicas pela Uni-Rio e tem mestrado em teatro pela mesma universidade.Newton Moreno (SP) – Dramaturgo com doutorado em artes cênicas pela ECA/USP.Formado pela Unicamp, com residência no The Royal Court Theatre em Londres/Inglaterra. Walter Reyno (UY) - É um dos maiores atores uruguaios de todos os tempos. Esteve à frente do teatro Circular de Montevidéu desde 1967 e é marcado pela grande trajetória no cinema.
Panorama dos festivais de teatro no Brasil - 10 de setembro, às 16h

Celso Frateschi (SP) - Ator, diretor e autor, é um dos fundadores do Teatro Núcleo Independente e o atual presidente da Funarte. Dirigiu e atuou em memoráveis montagens. Kil Abreu (SP) - Jornalista, crítico e pesquisador do teatro, foi diretor do Departamento de Teatro da Prefeitura de São Paulo e hoje é coordenador da Escola Livre de Teatro de Santo André. Luciano Alabarse (RS) – Diretor de teatro e coordenador do Porto Alegre em Cena.Paula de Renor (PE) – Atriz e produtora pernambucana, é responsável pela produção do Festival Internacional Janeiro de Grandes Espetáculos, do Recife . Dirige o Teatro Armaten e integra a Associação de Produtores de Artes cênicas de Pernambuco. Valmir Santos (SP) – Jornalista e escritor.
O texto em outros palcos - 11 de setembro, às 16h

André Garolli (SP) - Ator do grupo Tapa e diretor da Cia. Triptal, estará apresentando dois espetáculos no 15º Porto Alegre em Cena, dentro do projeto Homens ao Mar.. César Vieira (SP) - Dramaturgo e diretor, é um dos fundadores do grupo União do Olho Vivo, pioneiro na utilização dos processos de criação coletiva, dedicando-se a uma dramaturgia popular e comprometida com o teatro de resistência. É formado em direito, jornalismo e cursou a formação em dramaturgia da ECA/USP.Jessé Oliveira (RS) - Formado em artes cênicas pela UFRGS, foi um dos fundadores da Trupe de Experimentos Teatrais Bumba meu Bobo. É pesquisador de teatro popular, das formas circenses, das performances e das atuações em atos políticos.Marcelo Restori (RS) - Diretor, ator, dramaturgo e cineasta, é um dos fundadores do grupo Falos & Stercus. Formado em cinema pela PUCRS.

Caio F. - 60 anos - 12 de setembro, às 15h

Gilberto Gawronski (RJ) – Formou-se como ator na CAU - Casa das Artes de Laranjeiras. È um dos grandes diretores brasileiros, responsável por belíssimas montagens da obra de Caio Fernando Abreu. Jeanne Callegari (SP) - Jornalista e escritora, colaborou em diversos veículos, como Bravo!, Superinteressante, Aventuras na História, Vida Simples, entre outros. Autora do livro Inventário de um escritor irremediável, da editora Soeman.Luiz Arthur Nunes (RJ) - Dramaturgo, diretor e professor, tem mestrado em teatro pela Universidade de Nova York. Dirige o Núcleo Carioca de Teatro.Marcos Breda (RJ) - Formado em Letras pela UFRGS e com mestrado em teatro pela UNI-RIO, é ator de teatro, cinema e televisão. É também locutor, dublador, professor universitário e produtor teatral.Márcia Ivana de Lima e Silva (RS) – Professora de Teoria Literária do Instituto de Letras/UFRGS, Márcia é coordenadora do Arquivo Caio Fernando Abreu.
Outras programações em homenagem a Caio Fernando Abreu:
Após a mesa haverá o lançamento do site sobre Caio Fernando Abreu idealizado e criado por Márcia Ivana de Lima e Silva.
Lançamento e autógrafos do livro Inventário de um escritor irremediável, de Jeanne Callegari.
Mediação – Luis Paulo Vasconcellos Ator, Encenador, Professor e Pesquisador. Poeta e joalheiro nas horas vagas. Autor do Dicionário de Teatro (L&PM, 1987) e do livro de poemas Comendo pelas Beiradas (Tambor, 2007). Leciona História do Teatro no TEPA e Dramaturgia na UNISINOS. Assina coluna de teatro na revista Aplauso.

Nenhum comentário: