sábado, 6 de setembro de 2008

O Skate e suas origens



O skate chegou ao Brasil por volta de 1965. Os primeiros skates brasileiros eram feitos com rodinhas de patins ou de ferro. Não existiam regras, sendo no início considerado apenas como lazer e não como uma prática esportiva. A maioria dos textos retrata a origem do skate como sendo na Califórnia (USA), devido ao marasmo em que um grupo de surfistas se encontrava (sem ondas para surfar).


Em 1974 foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Skate. O evento foi disputado no Clube Federal do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano foi inaugurada a primeira pista no Brasil.
Na década de 90, o skateboard realmente explodiu no Brasil. O número de praticantes cresceu vertiginosamente, bem como os eventos, a organização do esporte e a exposição na mídia. Através de revistas nacionais (Overall, Yeah!) e importadas (Tracker) os apreciadores desse novo esporte/estilo tomaram conhecimento dos grandes nomes que despontavam no cenário mundial, e que mais tarde, dariam seu “ar da graça” nas terras tupiniquins (Christian Hosoi, Steve Caballero, Tony Hawk, Lance Mountain entre outros).
Nesta mesma década, inúmeros campeonatos foram realizados no Brasil, e em se tratando de região sul, as cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo destacaram-se como as cidades expoentes do skate (tendo pistas de nível profissional, construídas e mantidas pela crescente indústria “skate”: assessórios, roupas, tênis, etc.).
Ao longo dos anos, podemos dizer que o skate passou por inúmeras mudanças na sua maneira de ser praticado. O que no passado (não tão distante assim) era tido como “ultrapassado”, toma novas formas e adeptos nos dias atuais, como por exemplo, a preferência por shapes (tábua do skate) maiores, que se assemelham à pranchões de surf.

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) é a entidade nacional que regula o esporte. A CBSk foi fundada em março de 1999 em Curitiba, Paraná, e hoje tem sede na cidade de São Paulo. Atualmente o Brasil é considerado como a segunda maior potência no skate mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.


Brasileiros que se destacam

Sandro “Mineirinho” Dias (foto) é o atual pentacampeão mundial de skate vertical (praticado em pistas geralmente de madeira, em forma de “U”). Começou a andar de skate na garagem do prédio com um amigo. Mineirinho se profissionalizou em 97. Foi o terceiro skatista do mundo a acertar a manobra 900º (manobra em que o skatista dá 2 voltas e meia no ar). Sandro nasceu em Sto.André, tem 33 anos e pratica skate há 22 anos.

texto e adaptação Leandro S. Dias



Nenhum comentário: