segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Oficina de Química

OFICINA – MEXENDO COM AS VIDRARIAS

O objetivo dessa oficina é proporcionar aos colegas um novo tempo e espaço de química, em nossa sala de aula, através do manuseio das vidrarias mais utilizadas nos processos laboratoriais.


Misturas heterogêneas: é a mistura que não apresenta as mesmas características em toda a sua extensão; apresenta vários aspectos (polifásica), sendo possível distinguir os seus componentes, às vezes, apenas com o uso de microscópio.


Mistura homogênea: é a mistura que apresenta sempre às mesmas características em toda a sua extensão; apresenta um único aspecto (monofásica), não sendo possível distinguir seus componentes nem por meio do mais potente microscópio.


Densidade: A densidade absoluta ou massa específica de uma substância é a massa da unidade de volume dessa substância. Geralmente, medimos essa grandeza em gramas por centímetros cúbicos (g/cm3), e essa medida é obtida dividindo-se a massa (g) de uma amostra da substância pelo volume (cm3) dessa amostra.


Processo de decantação: também conhecido por método do funil de bromo (funil de decantação). Esse processo consiste em submeter a mistura a uma decantação em um funil especial, o funil de bromo. Abrindo-se a torneira do funil, o líquido mais denso, que está embaixo, passa e é recolhido em um vasilhame. O outro líquido fica retido no funil. Dessa forma, os dois líquidos ficam separados, por se tratar de uma mistura heterogênea. É processo muito usado, por exemplo, para separar água e óleo, sendo que ao líquido menos denso fica na parte superior do funil.







1° Prática Experimental: Separar óleo de água (líquido/líquido)

Materiais necessários:
- proveta com capacidade de 20 mL;
- funil de separação;
- haste e argola para fixar o funil de separação;
- copo de béquer.

Medir com uma proveta 20 mL de água e 20 mL de óleo de cozinha, transferindo para um funil de separação. Agitar a mistura e aguardar três minutos até que os líquidos estejam completamente separados em duas fases. Abrir a torneira e deixar escoar em um copo de béquer apenas o líquido de maior densidade, promovendo assim, a separação desejada.

2° Prática Experimental: Preparação de Solução de NaCl (mistura homogênea)

Materiais necessários:
- espátula;
- copo de béquer;
- proveta com capacidade de 20 mL;
- bastão de vidro;
- balão volumétrico de 100 mL de capacidade;
- frasco lavador.

Colocar uma espátula de cloreto de sódio em um copo de béquer e diluir com 20 mL de água, agitando com o auxílio de um bastão de vidro. Transferir a mistura para um balão volumétrico de 100 mL de capacidade, completando o volume com água até a marca do balão, acertando o menisco.

3° Prática Experimental: Filtração de uma mistura heterogênea (líquido/sólido)

Materiais necessários:
- espátula;
- copo de béquer;
- proveta com capacidade de 20 mL;
- bastão de vidro;
- papel filtro;
- funil pequeno;
- erlenmeyer.

Colocar uma espátula de areia em um copo de béquer e acrescentar 20mL de água, agitando com o auxílio de um bastão de vidro para promover a mistura. Preparar um filtro com papel apropriado e montar o funil para realizar a filtração. Despejar o conteúdo do béquer no funil, tomando o cuidado de colocar um erlenmeyer para coletar o filtrado. Princípio: para separar substâncias em função do tamanho de suas partículas, utiliza-se a técnica da filtração. O filtro retém as partículas maiores e deixa passar as menores (filtrado).
Grupo: Denise Schutz,Fabiana Santos Silveira e Leandro dos Santos Dias

Um comentário:

Paula Silvana disse...

Sempre gostei de química, acho a parte de experimentação em laboratório muito interessante. Essa interação entre as diversas disciplinas e muito valiosa.