Pessoal, no próximo dia 22, estaremos visitando o projeto Contadores de Histórias, na própria sede da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. Nesta terça (dia 15 de abril) a Luiza Souza e eu apresentaremos nossa oficina, nela pretendemos falar também, um pouquinho, de trânsito e da Fundação. Na quarta-feira passada, fui até lá para dar uma olhada no novo elenco dos Contadores e também para pegar o folder institucional pra entregar pra vocês nesta terça. Acho importante já irmos pra lá, com uma noção do que veremos, ou do que é a Fundação. Portanto colarei aqui o histórico da Fundação retirado do site: http://www.vidaurgente.org.br/
A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga foi criada em 13 de maio de 1996 pelo casal Régis e Diza Gonzaga, pais de Thiago, que perdeu a vida aos 18 anos, quando o carro em que estava, de carona, chocou-se contra um container de lixo colocado irregularmente na rua, na madrugada fria de 20 de maio de 1995, em Porto Alegre - RS.
A data foi escolhida por ser o dia de aniversário do Thiago. A manifestação de Diza, mãe de Thiago e presidente da Fundação, resume o objetivo da entidade:
“O que aconteceu comigo e com o Régis, enquanto pais, não é nenhuma novidade. Isso está acontecendo diariamente, e temos lido e ouvido muitos relatos sobres estas perdas. Mas apesar de sentir que esta dor não diminuirá nunca, e que só vamos aprender a conviver com ela, acho que a morte do meu lindo Thiago não pode ser apenas mais uma. Isso é vaidade? Não sei. O que sei é que preciso fazer algo, deixar algo para que essa perda produza ganhos, pois admitir que apenas acabou, não consigo. O Programa VIDA URGENTE não salvará o mundo, sabemos, mas se apenas um jovem com acesso a campanha deixar de se sentir babaca por agir com bom senso na direção de um carro ou mudar seu comportamento a partir da reflexão que propomos, já teremos alcançado nosso objetivo.”
A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga é responsável pelo programa VIDA URGENTE que é composto por uma série de projetos que visam a preservação e valorização da VIDA.
Sobre o programa Vida Urgente, também retirado do site:
"O Programa VIDA URGENTE é um conjunto de projetos que visam, através da conscientização, minorar os acidentes de trânsito, principalmente os que envolvem jovens. Entendemos que o trânsito, mais do que uma questão de Secretarias de Transporte, Segurança ou Polícias Rodoviárias, é uma questão de educação. O Vida Urgente é muito mais do que uma campanha de trânsito é um programa de VALORIZAÇÃO DA VIDA."
Ressaltei a palavra educação, pois conversando com o Sergio Roberto Néglia (diretor da Fundação), foi ressaltada a importência da Fundação como "ferramenta de ensino". O que acontece é que diversas escolas que querem implantar educação no trânsito em seus currículos, acabam procurando a Fundação e utilizando-a para ajuda-los.
São três espetáculos disponíveis:
Exército de Sonhos: teatro itinerante, criado em 1994, baseado em fatos reais, com o texto encomendado pela Diza, é o espetáculo mais emocionate da Fundação. Mostra momentos de 4 jovens, em situações cotidianas, porém, a falta de cuidados no trânsito muda seus caminhos.
Indicado para jovens e adultos, já teve mais de 250 000 espectadores
Últimos dias de um super herói: indicado para adolescentes de 10 à 15 anos, é uma peça que visa desmitificar a cultura do herói, que acha que pode qualquer coisa, sem ver consequência para seus atos.
Contadores de Histórias: Projeto pedagógico realizado no espaço Brenda Perger (nome de uma criança que faleceu com 2 anos de idade) dentro da sede da Fundação. Tem quatro apresentações diarias, para crianças de 2 a 6 anos. Trabalha idéias lúdicas, interage com as crianças, tentando despertar nelas a responsabilidade como pedestres, skatistas e passageiros. O que ocorre com frequência é estes "mini-espectadores" cobrarem dos pais responsabilidade como motoristas.
Além do teatro, a Fundação conta com o Curso de Capacitação de Voluntários (muito sugerido pelos professores para os alunos adolescentes), o projeto Escola Urgente (evento em que estudantes em diferentes locais, paralisam o trânsito para conversar com os motoristas sobre os perigos do trânsito), além de palestras e ações realizadas pelos funcionários e voluntários do programa Vida Urgente.
Espero que não tenham achado massante a leitura e os interessados podem deixar perguntas e/ou visitar meu blog: http://www.memorialdoleste.blogspot.com/. Vejo-os na terça!
p.s.: Para quem não for na próxima aula, é importante estar ANTES das 10:30 hs na Sede da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga: Rua Botafogo, 918. Do centro, no terminal da Salgado Filho, pode-se pegar o ônibus Icaraí, ou Menino Deus 177. Peçam para descer na Getúlio Vargas esquina com a Botafogo e caminhem para a esquerda, em direção ao posto BR, é naquela quadra.
Um comentário:
Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu
Postar um comentário