Quando pensamos em céu a primeira imagem que vem a cabeça da maioria das pessoas é de um céu azul, com nuvens brancas... Mas o céu pode ser de todas as cores, você já reparou que tem dias que o céu possui tons de rosa, vermelho, laranja, lilás, as vezes cinza, azul escuro, as vezes tem nuvens e as vezes estrelas?
Há diferentes formas de olhar para as coisas...
Para mostrar isso cito os artistas Frida Kahlo e Edvard Munch, que não viveram na mesma época, mas trouxeram uma mesma representação em seus trabalhos: o céu, muito representado na história da arte. Ao olhar suas obras vemos que representações tão diferentes trazem o mesmo céu, mas visto com olhares distintos, pelo fato do próprio tempo e das questões que cada artista discutia.
Na imagem de Frida o céu é nebuloso, cinza, trazendo uma sensação fria, enquanto o quadro de
Munch usa várias cores quentes, envolventes, cada artista representa o céu a sua maneira, expressa a sua forma para o olhar o céu... Devemos abrir nossos olhares e olhar de todos os ângulos possíveis!
O Grito, de Edvard Munch (1863-1944)
Têmpera sobre tela
Museu Munch, Oslo
As duas Fridas(1939),
de Frida Kahlo(1907-1954)
Óleo sobre tela
1,73x1,73cm
Museu de Arte Moderna,
Cidade do México
Um comentário:
Achei muito legal abordares as maneiras de se ver o céu! Essa maneira estereotipada, infelizmente, não acontece só com a representação do céu, mas com muitas outras representações que vemos espalhadas por aí!
Postar um comentário