terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Oficina 10/11 - Referências

Ficamos devendo as referências para a oficina do dia 10 de novembro

oficina
SIGNIFICADOS VARIADOS: UM TEXTO: MUITAS LEITURAS

Como sugestão da Luka, indicamos o capítulo “A Fala” do livro do Oida, que trata não só da fala no teatro, mas de todas as condições relacionadas com a mesma: a respiração, o som, o texto e seu significado, a semelhança com a realidade.
Outro autor referência é Sartre, especialmente no texto Une idée fondamentale de la phénoménologie de Husserl: l’intentionnalité, onde é colocada a polaridade entre “em-si” e “para-si”. Neste ensaio Sartre escreve sobre a existência do objeto em si, e da nossa percepção do objeto.

“Conhecer é `estourar para', arrancar-se da úmida intimidade gástrica para prosseguir, por aí fora, para além de si, para o que se não é, por aí fora, perto da árvore e todavia fora dela, pois escapa-se e repele-me e eu não posso perder-me nela mais do que ela diluir-se em mim: fora dela, fora de mim"

OIDA, Yoshi. O ator invisível. São Paulo: Beca, 2001.
SARTRE, Jean-Paul. Uma idéia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade. Traduzido por: Ricardo Leon Lopes. In. Veredas. Vol.2, n. 01, pp. 102–107, Caruaru: FAVIP, jan./jun. 2005. Tradução de: Une idée fondamentale de la phénoménologie de Husserl: l’intentionnalité. Disponível  em: http://veredas.favip.edu.br/index.php/veredas/article/viewPDFInterstitial/39/36

Links relacionados com este post:

Oficina 10/11 - o texto
Fotos da oficina
Gravação das leituras na oficina

Nenhum comentário: