segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Educação no teatro : tempos e espaços sem fronteiras



O ensino no teatro nos permite atravessar fronteiras de tempo e espaço sem que as pessoas saiam de um determinado ambiente. Ele trabalha diretamente com estes fatores.
Ao determinarmos uma ação, temos o desprendimento contínuo do tempo. Com o uso necessário da repetição de ações, as pessoas se predispõem a fazer as mesmas coisas em tempos diferentes em busca da perfeição. E da mesma forma eles são usados para uma representação em sua totalidade.
Mas existem outras relações com o tempo e o espaço.
A encenação de uma peça representa ficticiamente em tempo real algo que ou acontece, ou aconteceu ou que acontecerá. É possível usar das ações do presente para rebuscar o passado.

Em uma área em que a imaginação é sempre bem-vinda pode-se usar a experiência e os fatos do passado para criações novas. São estas novas: as releituras, as reinvenções. Novas caras e velhas opiniões e vice-versa.
A autonomia __ com responsabilidade pedagógica e social, é claro__ que o teatro traz aos professores permite o desenvolvimento criativo e o intelecto de aperfeiçoamento ; pois com ele tratamos a realidade e a ficção sem alterá-las de imediato. Ensinamos e aprendemos sem limitações de temas, tempos e espaços. Criamos um vínculo com expectador; damos dimensões de tempos distantes através do presente.

Esta a arte não precisa obrigatoriamente de um teto, de portas, de assentos para acontecer e parece-me fantástico o uso dessa abrangência em prol do ensino e da cultura.

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