sábado, 6 de junho de 2009

Aula de Artes: Releitura viva

O Casal Arnolfini, Jan Van Eyck, 1434, óleo sobre painel de carvalho
82,2cm x 60cm
National Gallery, Londres

Penso que aula de Artes Visuais é uma ótima oportunidade para integração entre os alunos (e por que não aluno e professor?). Os trabalhos não precisam se restringir aos desenhos no pepel, feitos à canetinha e giz de cera.

Com o objetivo de promover um trabalho em grupo (com todo o grupo), em que o papel da cada um é muito importante para um bom resultado, decidi propor uma atividade que participei no colégio.

Escolhi uma obra renascentista, "O casal Arnolfini", do artista flamengo Jan Van Eyck. A prosta era que, entre nós, escolhessemos um colega para representar Giovanni Arnolfini e uma colega para representar Giovanna Cerano. Os escolhidos foram o Thiago e a Mariana (não sei porquê, mas suspeitava que seriam eles mesmo).

Thiago e Mariana como Casal Arnolfini

Dividimos a turma em dois grupos, um responsável pelo cenário e outro pelos figurinos. O grupo só dispunha de um material para executar a atividade: jornal. Tudo teria de ser de jornal (o lustre, a cama, o vestido, o chapéu, o cão). Tudo!

Os tamancos de Van Eyck


Os tamancos dos colegas

O grupo iniciou um pouco tímido, mas em poucos minutos já estavam se organizando e trabalhando bastante. Tivemos algumas peças confeccionadas que ficaram incríveis (os tamancos, o lustre, o cão, as roupas). No fim, montamos os elementos como no quadro e tiramos fotografias. O grupo também recebeu um pequeno texto sobre a obra e o autor.

Enfim, ficou um trabalho muito interessante! Os colegas interagiram bastante e fizeram um trabalho muito legal! Parabéns, grupo!

4 comentários:

Mariana Falcão disse...

Gostei de saber que tu imaginava ser eu a cara de pau a se oferecer para a ilustre tarefa de participar da tua oficina. Foi muito legal, uma experiência em que se pode comprovar como o homem é capaz de trabalhar em grupo e se organizar em pouco tempo, podemos comprovar como algumas pessoas tem um espírito natural de liderança e ainda como outras tem aptidões muito interessante e que a colaboração de cada um é sempre determinante para o todo.

Thiago disse...

Também achei interessante o modo como todos se envolveram para a realização da atividade, mostrando que trabalho em grupo não é sinônimo de desorganização e improdutividade; pelo contrário, todos colaboraram em vista da obtenção do fim desejado, a saber, reproduzir aquela obra recorrendo unicamente a jornais. Diferentemente da colega, porém, não fui cara de pau a ponto de me oferecer para desempenhar o nobre papel que me foi concedido, isso foi objeto de escolha. Com cara de pau ou sem cara de pau - isso não vem ao caso - gostei muito da oficina!

Ana Luíza disse...

achei o trabalho todo muito legal, surgiram soluções ótimas para as dificuldades técnicas (fita durex) e os colegas conseguiram encarnar os personagens na hora da foto. Principalmente o cachorrinho, hehehe . Gostaria de saber o que a turma seguinte achou do que deixamos na sala.

Luiza Abrantes disse...

fiquei bem feliz com o resultado! vou fazer isso com meus futuros alunos!