domingo, 29 de junho de 2008

Minha Oficina (da Luiz Damiani) Parte 2

Chuva Ácida

Como se forma a Chuva Ácida:
Inicialmente, é preciso lembrar que a água da chuva já é naturalmente ácida. Devido à uma pequena quantidade de dióxido de carbono (CO2) dissolvido na atmosfera, proveniente do processo de respiração dos seres vivos, a chuva torna-se ligeiramente ácida, atingindo um pH próximo a 5,6.Ela adquire assim um efeito corrosivo para a maioria dos metais, para o calcário e outras substâncias. Quando não é natural, a chuva ácida é provocada principalmente por fábricas e carros que queimam combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.Desta poluição um pouco se precipita, depositando-se sobre o solo, árvores, monumentos, etc. Outra parte circula na atmosfera e se mistura com o vapor de água. Passa então a existir o risco da chuva ácida.



Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, cerca de 35% dos ecossistemas europeus já estão seriamente alterados e cerca de 50% das florestas da Alemanha e da Holanda estão destruídas pela acidez da chuva.
Na costa do Atlântico Norte, a água do mar está entre 10% e 30% mais ácida que nos últimos vinte anos.Nos EUA, onde as usinastermoelétricas são responsáveis por quase 65% do dióxido de enxofre lançado na atmosfera, o solo dos Montes Apalaches também está alterado: tem uma acidez dez vezes maior que a das áreas vizinhas, de menor altitude, e cem vezes maior que a das regiões onde não há esse tipo de poluição.


PREJUÍZOS PARA O HOMEM

Saúde: A chuva ácida libera metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem alcançar rios e serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde. Arquitetura: a chuva ácida também ajuda a corroer os materiais usados nas construções como casas, edifícios e monumentos históricos como a Acrópole, em Atenas; o Coliseu, em Roma; o Taj Mahal, na Índia; e as catedrais de Notre Dame, em Paris e de Colônia, na Alemanha.
PREJUÍZOS PARA O MEIO AMBIENTE
Lagos: podem ser os mais prejudicados com o efeito da chuva ácida, pois podem ficar totalmente acidificados, perdendo toda a sua vida (peixes e outros seres vivos).
Desmatamentos: a chuva ácida abre clareiras. Imagine uma floresta onde os animais precisavam daquelas árvores seja para se alimentar, seja para se abrigar.
Agricultura: a chuva ácida afeta as plantações quase do mesmo jeito que das florestas, só que é destruída mais rápido já que as plantas são do mesmo tamanho, tendo assim mais áreas atingidas.

COMO EVITAR A CHUVA ÁCIDA
Conservar Energia:
Hoje em dia o carvão, o petróleo e o gás natural são utilizados para suprir 75% dos gastos com energia. Nós podemos cortar estes gastos pela metade e ter um alto nível de vida. Eis algumas sugestões para economizar energia:

- Transporte coletivo: diminuindo-se o número de carros a quantidade de poluentes também diminui;
- Utilização do metrô: por ser elétrico polui menos do que os carros;
- Fontes alternativas de energia: energia hidrelétrica (Itaipú), energia energia eólica (Osório), entre outras.

3 comentários:

Anônimo disse...

that's really cute..wish i had one too.

Anônimo disse...

It enables us to express our feelings and opinions.

Anônimo disse...

that doesn't happen everyday. wish you all the best.