terça-feira, 17 de junho de 2008

minha oficina.. atrasada... e muito...

Peço todas as desculpas possíveis!!
Principalmente para a Profa. Luciana
Depois de dois séculos estou postando o roteiro da minha oficina com a Victória, q aliás sei lá sumiu do mapa.

Enfim...


Título: Do teatro para a vida

Apresentação: Ao observarmos o quanto somos passageiros e quanto somos condutores da nossa vida percebemos que devemos estar preparados para agir e reagir. No teatro, enquanto nos preparamos para estar e entrar em cena nós jogamos, improvisamos, a fim de estarmos preparados para conduzir ou sermos levados pela contracenação. Assim como no trânsito.

Atividades:
1ª: Bate palma e pula
Dispostos numa roda, um jogador inicia o jogo se dirigindo a um colega correndo, pára na sua frente e bate palma nas costas, na frente e pula para bater as mãos com o colega, esse outro jogador deve fazer a mesma seqüência de palmas assim que um jogador parar na sua frente. Quando os dois jogadores batem as mãos juntos, o jogador que estava no seu lugar sai imediatamente na direção de outro jogador, e o outro ocupa seu lugar. No andamento do jogo pode-se liberar a saída de mais jogadores.
Objetivos:
*Aquecimento do corpo e da atenção dos jogadores.
*Estar alerta para sincronizar as palmas e sair decidido para outro jogador.
*Manter a ordem das movimentações sem trombar com ninguém e manter o círculo.

2ª: Carro Cego
Em duplas um jogador fecha os olhos e o outro vai conduzi-lo pelo espaço tocando o dedo indicador no meio das costas, no lado direito para o “carro” dobrar para a esquerda e no lado esquerdo para dobrar para a direita. Quanto maior for a pressão da mão no ombro do colega, mais estreita deve ser a curva. A pressão dos dedos no meio das costas indica a velocidade que o “carro” deve seguir.
Objetivos:
*Estar responsável por outra pessoa.
*Conduzi-lo pelo espaço de maneira segura.
*Surpreende-lo encontrando meios de aumentar a velocidade, diminuir, ou outro comando que possa surgir.
*Responder de imediato ao comando do “motorista” e confiar nele.

3ª: Emboladão
Dispostos num círculo, os alunos devem gravar quem está a sua direita e esquerda, após isso todos caminharão pelo espaço até que o oficineiro diga para pararem, e escolherá um aluno “ímã” para ficar no centro e todos deverão ir para o mais perto deste possível, como se fossem atraídos por este “ímã”. Então, sem sair do lugar, deverão dar a mão direita para quem estava na sua direita e a mão esquerda para quem estava na sua esquerda. Quando todos estiverem de mãos dadas, deverão voltar à posição inicial em círculo, sem soltar as mãos.
Objetivos:
* Trabalhar a lógica e concentração
* Aproximar os colegas em um momento de descontração
* Salientar a idéia de que trabalhando juntos podemos fazer qualquer coisa.

Referências bibliográficas:
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1931.

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