A cadeia alimentar ou trófica é a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de uma ecossistema, iniciando-se nos produtores e passando pelos herbívoros, predadores e decompositores, por esta ordem. Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes(a energia diminui ao longo da cadeia alimentar), sempre no sentido dos produtores para os decompositores. No entanto, a transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores, possibilitado pelos decompositores que transformam a matéria orgânica em compostos mais simples, pelo que falamos de um ciclo de transferência de nutrientes. A energia, por outro lado, é utilizada por todos os seres que se inserem na cadeia alimentar para sustentar as suas funções, não sendo reaproveitável. Esse processo é conhecido como fluxo de energia.
Teia ou rede alimentar é um conjunto de cadeias alimentares interconectadas, cada organismo se alimenta em vários níveis hierárquicos diferentes e produz uma complexa teia de interações alimentares..
Objetivos :
Através de uma atividade lúdica, demonstrar as interações dos seres vivos em um ecossistema.
Metodologia :
Os alunos formarão um círculo no centro da sala e cada um representará um ser vivo. Com um barbante, os alunos começarão a traçar uma ‘teia' em que cada ser interage com um outro criando, desta forma, uma teia alimentar. Ao final, com a teia completa, se discutirá o impacto da retirada de um único ser vivo desse sistema.
Disciplinas possíveis de se relacionar : Biologia, filosofia, fisica, química etc.
Um comentário:
otiiiiiiiiimoooooooooooo
adirei
coloca uams fotus de sexo tamem
porque e baum de maisssssssssssssssssssssssssssssss
Postar um comentário