sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Sobre educação

Faz tempo que não postamos nada. Estive no Encontro Internacional de Educação. Tive decepções e felicidades. Decepções pelo descaso de algumas pessoas com respeito à educação. Felicidade em perceber o quanto, ao contrário do exemplo anterior, pessoas esforçadas modificam seus espaços escolares, avançam o tempo da educação e se mobilizam para construir uma sociedade mais justa e consciente de seus papéis.

A música a seguir sempre me ajuda a lembrar e ter coragem para cumprir o meu juramento de professora. Quando não funciona para isto, me ajuda a lembrar das coisas boas de um tempo passado, sem medo, colorido, cheio de sonhos, um tempo chamado infância. Tempo que
eu desejo que todos tenham a oportunidade de viver. Se não foi na idade "correta" que seja na vida adulta, mas que aconteça. A infância é um tempo de vida que deve ser preservado. As crianças precisam de educadores capazes de valorizar esse período e torná-lo cotidiano mesmo depois que a gente cresce. Deixo para vocês, no embalo de aquarela, um convite a sermos e fazermos infância, nos nossos futuros alunos e em nós mesmos.

http://www.laboratoriodedesenhos.com.br/aquarela.htm

2 comentários:

Luciana disse...

Silvia

Ótimas as tuas observações. Fazer educação envolve isso mesmo: decepções e felicidades. Que as decepções não nos abalem tanto, e as felicidades (por pequenas que sejam) continuem nos impulsionando a seguir em frente.

Anelise Riva disse...

Silvia, essa música é mesmo um convite a ter vontade de sonhar.
Ser professor como em tudo na vida significa superar as frustrações.
Não dá pra perder as esperanças. Essa canção é um doce estímulo a sempre seguir.