domingo, 21 de junho de 2009

REFLEXIO


"Reflexio" é a origem etimológica latina de dois termos que usamos em nossa língua: reflexo e reflexão. Significa tanto a 'mudança de direção de ondas luminosas' - o que nos remete à própria fotografia e sua gênese mecânica - quanto "trabalho de pensamento de um sujeito' - o que nos reporta à reflexão, como ato de pensar.


(...)


A exposição "Reflexio: Imagem contemporânea na França" pretende demonstrar como os artistas podem trabalhar hoje com esse suporte, criando linguagens e formas de abordagem variadas, situações e edições visuais novas, enfim, maneiras de colocar seues 'recortes' a serviço de uma visão de mundo universal.

"Reflexio" é uma exposição integrada ao "ano da França no Brasil", e parte do princípio de que as novas mídias - sobretudo a fotografia e o vídeo - são a tônica da produção contemporânea francesa, desde as últimas décadas.


Trechos do material informativo sobre a mostra, assinado pela curadora Lígia Canongia.


Mais informações: Reflexio , no Santander Cultural Porto Alegre.


--------------------------------------------------------

Que tempos e espaços cabem nas imagens fotográficas?


-----------------------------------------------------------

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Jardim Botânico




O dia estava nublado, com uma chuvinha insistente e bastante frio. Mas estávamos lá pra aproveitar o espaço lindo do Jardim Botânico de Porto Alegre, e para ter vontade de voltar em dia de sol.

Quantas aulas interessantes podem surgir em um espaço desses?



Dêem uma olhada no site pra conferir tudo o que esse espaço oportuniza: http://www.fzb.rs.gov.br/jardimbotanico/
A visita foi no dia 09 de junho de 2009.

sábado, 13 de junho de 2009

E o jardim botânico continua lindo....

Mesmo com o tempinho nublado/chuvoso e o friozinho, a visita ao jardim botânico, ou melhor, a saída de campo para o Jardim Botânico não foi menos proveitosa.
Tive reforçada a bela imagem recordativa que tinha do lugar, as plantas, a organização, os animais..... a nova exposição do museu, os trabalhos de lona e vidro (lindos!!!) e a exposição BiodiveRSidade, sobre os biomas, flora e fauna do RS.
É um lugar de estudo, de descanso, de passeio. Subutilizado pela comunidade do entorno e os demais moradores da capital e região metropolitana. Mas nem por isso menos cheio de encantos.
Nem a chuva, nem os venenos da colega química (Mariana), nem a peçonha das serpentes do serpentário (oh Ana!) conseguem se sobressair à experiência de dispender alguns minutos desbravando as trilhas deste lugar inspirador. O ingresso acessível faz com que ele seja uma grande opção, para as escolas e grupos escolares como alternativa "ex situ" e para os "comuns" como espaço de lazer, descanso, passeio e por que não namoro? Deixo aí um clique romântico e o toque atrasado de feliz dia dos namorados (aos que os tem, hehe).

Cisnes negros vivendo e sobrevivendo no laguinho infestado de Salvinia sp.


Como eu contei lá, na beira do lago (oh contexto hein) - uma observação minha: todas (ou quase todas) as coisas que alguém me explicou num lugar assim "diferente" com o objeto da explicação "presente" eu ainda lembro - a Salvinia sp é uma plantinha aquática, membro da divisão Pteridophyta (parente das samambaias). Então aquilo que aprendemos (algumas vezes) que as pteridófitas são as avencas, samambaias e os xaxins tem excessões. Elas são consideradas macrófitas aquáticas flutuantes pois são plantas macroscópicas que vivem na lâmina d'água, flutuando. Se multiplicam com rapidez e facilidade, cobrindo a lâmina d'água em pouco tempo, com isso fazem "sombra" dentro d'água atrapalhando a ciclagem dos nutrientes e podendo até acarretarem na "morte" do lago. Mas são filtradoras potentes e com capacidade inclusive de remover poluentes perigosos das águas, atuando como fitorremediadoras. Em pensar que, uma planta tão pequenina....

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Jardim Botânico Porto Alegre









Um espaço inspirador para pensar em muitas aulas e relações interdisciplinares com todas as áreas de conhecimento. Que aulas de artes visuais, teatro, filosofia, biologia, química, biblioteconomia podem acontecer neste espaço?


sábado, 6 de junho de 2009

Aula de Artes: Releitura viva

O Casal Arnolfini, Jan Van Eyck, 1434, óleo sobre painel de carvalho
82,2cm x 60cm
National Gallery, Londres

Penso que aula de Artes Visuais é uma ótima oportunidade para integração entre os alunos (e por que não aluno e professor?). Os trabalhos não precisam se restringir aos desenhos no pepel, feitos à canetinha e giz de cera.

Com o objetivo de promover um trabalho em grupo (com todo o grupo), em que o papel da cada um é muito importante para um bom resultado, decidi propor uma atividade que participei no colégio.

Escolhi uma obra renascentista, "O casal Arnolfini", do artista flamengo Jan Van Eyck. A prosta era que, entre nós, escolhessemos um colega para representar Giovanni Arnolfini e uma colega para representar Giovanna Cerano. Os escolhidos foram o Thiago e a Mariana (não sei porquê, mas suspeitava que seriam eles mesmo).

Thiago e Mariana como Casal Arnolfini

Dividimos a turma em dois grupos, um responsável pelo cenário e outro pelos figurinos. O grupo só dispunha de um material para executar a atividade: jornal. Tudo teria de ser de jornal (o lustre, a cama, o vestido, o chapéu, o cão). Tudo!

Os tamancos de Van Eyck


Os tamancos dos colegas

O grupo iniciou um pouco tímido, mas em poucos minutos já estavam se organizando e trabalhando bastante. Tivemos algumas peças confeccionadas que ficaram incríveis (os tamancos, o lustre, o cão, as roupas). No fim, montamos os elementos como no quadro e tiramos fotografias. O grupo também recebeu um pequeno texto sobre a obra e o autor.

Enfim, ficou um trabalho muito interessante! Os colegas interagiram bastante e fizeram um trabalho muito legal! Parabéns, grupo!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Jardim Botânico de Porto Alegre

Todos conhecem o Jardim Botânico de Porto Alegre?
Que experiências interdisciplinares são possíveis em um espaço como esse? Que questões podem surgir? O que arte, teatro, filsofia, biologia, química, letras, biblioteconomia tem a ver com Educação Ambiental?

Dia 09/06/2009 - 10h30 - Visita ao Jardim Botânico em Porto Alegre

Enquanto isso, algumas imagens deste espaço ao som de Vivaldi.