terça-feira, 29 de março de 2011

O Tempo e o Espaço na Química


O estudo da química é algo extremamente fascinante... Através desse estudo, um mundo, visto por uma ótica diferente, nos é apresentado... Tal mundo se torna um grande mistério, pois ao mesmo tempo em que podemos percebê-lo, senti-lo, não temos a capacidade de enxergá-lo ao ponto de termos absoluta certeza de como ele funciona...
Imaginar, buscar explicações, respostas para determinados fenômenos e eventos se tornaram, no decorrer de muitos séculos, um dos grandes desafios da humanidade... Talvez seja um pouco disso, tudo aquilo que nos movimenta... E a química além de ser uma ferramenta indispensável, possui um lugar estratégico neste cenario de descobertas...
Para tanto, e necessário que se diga que para qualquer lugar em que direcionamos os nossos olhos encontraremos a química, basta somente saber olhar... E diante desse contexto podemos, sem medo de errar, afirmar que em qualquer espaço é espaço suficiente para a discussão e aprendizagem da química...

ESPAÇO E TEMPO

espaço  tempo  duração  localização delimitação indelimitação
lá, aqui, além, antes e depois

 Na busca por uma definição de espaço e tempo nas Artes Visuais
lembrei imediatamente do pequeno livro Linha de Costura, de Edith Derdyk
onde a artista relata o seu processo de criação por meio de pequenos parágrafos/frases/palavras.

Pensando o livro como uma linha de tempo, o primeiro e o último parágrafo:


Estar aí, por aí à toa, fazendo valer uma posição:
ponto fixo. Costurar é como estar parada assistindo o rio correr. Associada ao fluxo, sempre em frente, veia única. Sem sair do lugar o tempo escorre. Imagem do rio e da pedra: a água corre atropelando a pedra estancada.
 *
 Sustentando o tempo ponto por ponto



 Derdyk, Edith.   Linha de costura.  São Paulo : Iluminuras, 1997.

Tempo e Espaço Escolar nas Artes

O espaço escolar não é, pois, um "contenedor", nem um "cenário", mas sim "uma espécie de discurso que institui em sua materialidade um sistema de valores, (...), uns marcos para o aprendizado sensorial e motor e toda uma semântica que cobre diferentes símbolos estáticos, culturais e, ainda, ideológicos". É , em suma, como a cultura escolar, da qual forma parte, "uma forma silenciosa de ensino". Qualquer mudança em sua disposição, como lugar ou território, modifica sua natureza cultural e educativa (Frago, 1995, p.69).





http://www.fundacaobienal.art.br/7bienalmercosul/pt-br/desenho-das-ideias


O questionamento sobre as grandes categorias do espaço e do tempo contribui para determinar os desenhos tipográficos Estudo para Espaço, Estudo para Espaço/Tempo e Estudo para Tempo (1969), de Cildo Meireles, os quais adotam a forma de uma instrução para um espectador cuja reação ou resposta não poderemos nunca predizer.
(...) a obra como um acontecimento no tempo - enquanto propiciam, simultaneamente, uma suspensão do tempo. Seguindo Dostoiévski, \"A realidade toda não se esgota no essencial, pois, uma grande parte deste, nela se encerra sob a forma de palavra futura ainda latente, não-pronunciada\".

"(...) Quais características poderia ter uma imagem que propõe a escuta como estado principal de contemplação e de percepção? Quais características poderia ter uma imagem que propõe um questionamento radical sobre as categorias do espaço, do tempo e sobre o conhecimento?\" - VN"


  • A transformação como ferramenta capaz de deslocar a percepção da obra e sugerir uma suspensão do tempo;
• A arte como espaço de projeção de ideias, de planificação, de comunicação, da imaginação;




FONTE:http://webcache.googleusercontent.co/search?q=cache:ZPjs1sQ2bG4J:www.scielo.br/scielo.php%3Fpid%3DS0102-25551998000100010%26script%3Dsci_arttext+tempo+e+espa%C3%A7o+escolar&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br Revista da Faculdade de Educação
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fVkRZwESuKkJ:www.fundacaobienal.art.br/7bienalmercosul/pt-br/cildo-meireles+bienal+do+mercosul+tempo&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br
Cildo Meireles

Amanda