terça-feira, 30 de setembro de 2008

O lagarto

Colegas, perdoem a demora. Tive problemas técnicos com minha câmera. Aí está o lagarto pronto! Artista: Ernani Chaves

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Apresentações da Tribo de atuadores Ói nóis aqui traveiz


Colegas, os horários de apresentações que passei na última aula estavam errados!



Esses são os certos:

19 de setembro – Praça da Alfândega às 12h;
20 de setembro – Usina do Gasômetro às 15h;
21 de setembro – Parque da Redenção às 12h.



Estréia Nacional de"O Amargo Santo da Purificação"no 15° Porto Alegre em Cena ...No ano em que comemora trinta anos de trajetória, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz celebra a estréia do mais novo espetáculo de Teatro de Rua. "O Amargo Santo da Purificação" tem estréia marcada para o dia 19 de setembro dentro da programação do 15° Porto Alegre em Cena, na Praça da Alfândega às 12h.


"O Amargo Santo da Purificação", encenação coletiva da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, é uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte do revolucionário Carlos Marighella....O espetáculo de Teatro de Rua conta a história de um herói popular que os setores dominantes tentaram banir da cena nacional durante décadas. Na seqüência de cenas o público assiste momentos importantes desta trajetória: origens na Bahia, juventude, poesia, ditadura do Estado Novo, resistência, prisão, Democracia, Constituinte, clandestinidade, Ditadura Militar, luta armada, morte em emboscada e o resgate histórico, buscando um retrato humano do que foi o Brasil no século XX. É uma história de coragem e ousadia, perseverança e firmeza em todas as convicções. A coerência dos ideais socialistas atravessando uma vida generosa e combatente, de ponta a ponta. Marighella não abdicou ao direito de sonhar com um mundo livre de todas as opressões. Viveu, lutou e morreu por esse sonho...

Brennand - O mestre dos sonhos








Vamos visitar a exposição "Brennand: uma introdução" no Museu da UFRGS na próxima terça-feira, dia 23. A exposição se encerra no dia 28 de setembro e é uma oportunidade única de vemos de perto um dos maiores artistas brasileiros.




Quem é Brennand?





Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu a 11 de junho de 1927, na cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco.
Em novembro de 1971, o artista começou a reconstruir a velha Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo seu pai em 1917. Esse conjunto, encontrado em ruínas, deu início a um colossal projeto de esculturas cerâmicas que deveriam povoar os espaços internos e externos do ambiente.
Hoje, após mais de 34 anos de trabalho intenso e obsessivo, confrontamo-nos com esse complexo escultórico, cujo significado dá relevo a um sentido cosmogônico e, ao mesmo tempo, visionário de Francisco Brennand.






Mais informações em: http://www.brennand.com.br/






segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Oficina de Química

OFICINA – MEXENDO COM AS VIDRARIAS

O objetivo dessa oficina é proporcionar aos colegas um novo tempo e espaço de química, em nossa sala de aula, através do manuseio das vidrarias mais utilizadas nos processos laboratoriais.


Misturas heterogêneas: é a mistura que não apresenta as mesmas características em toda a sua extensão; apresenta vários aspectos (polifásica), sendo possível distinguir os seus componentes, às vezes, apenas com o uso de microscópio.


Mistura homogênea: é a mistura que apresenta sempre às mesmas características em toda a sua extensão; apresenta um único aspecto (monofásica), não sendo possível distinguir seus componentes nem por meio do mais potente microscópio.


Densidade: A densidade absoluta ou massa específica de uma substância é a massa da unidade de volume dessa substância. Geralmente, medimos essa grandeza em gramas por centímetros cúbicos (g/cm3), e essa medida é obtida dividindo-se a massa (g) de uma amostra da substância pelo volume (cm3) dessa amostra.


Processo de decantação: também conhecido por método do funil de bromo (funil de decantação). Esse processo consiste em submeter a mistura a uma decantação em um funil especial, o funil de bromo. Abrindo-se a torneira do funil, o líquido mais denso, que está embaixo, passa e é recolhido em um vasilhame. O outro líquido fica retido no funil. Dessa forma, os dois líquidos ficam separados, por se tratar de uma mistura heterogênea. É processo muito usado, por exemplo, para separar água e óleo, sendo que ao líquido menos denso fica na parte superior do funil.







1° Prática Experimental: Separar óleo de água (líquido/líquido)

Materiais necessários:
- proveta com capacidade de 20 mL;
- funil de separação;
- haste e argola para fixar o funil de separação;
- copo de béquer.

Medir com uma proveta 20 mL de água e 20 mL de óleo de cozinha, transferindo para um funil de separação. Agitar a mistura e aguardar três minutos até que os líquidos estejam completamente separados em duas fases. Abrir a torneira e deixar escoar em um copo de béquer apenas o líquido de maior densidade, promovendo assim, a separação desejada.

2° Prática Experimental: Preparação de Solução de NaCl (mistura homogênea)

Materiais necessários:
- espátula;
- copo de béquer;
- proveta com capacidade de 20 mL;
- bastão de vidro;
- balão volumétrico de 100 mL de capacidade;
- frasco lavador.

Colocar uma espátula de cloreto de sódio em um copo de béquer e diluir com 20 mL de água, agitando com o auxílio de um bastão de vidro. Transferir a mistura para um balão volumétrico de 100 mL de capacidade, completando o volume com água até a marca do balão, acertando o menisco.

3° Prática Experimental: Filtração de uma mistura heterogênea (líquido/sólido)

Materiais necessários:
- espátula;
- copo de béquer;
- proveta com capacidade de 20 mL;
- bastão de vidro;
- papel filtro;
- funil pequeno;
- erlenmeyer.

Colocar uma espátula de areia em um copo de béquer e acrescentar 20mL de água, agitando com o auxílio de um bastão de vidro para promover a mistura. Preparar um filtro com papel apropriado e montar o funil para realizar a filtração. Despejar o conteúdo do béquer no funil, tomando o cuidado de colocar um erlenmeyer para coletar o filtrado. Princípio: para separar substâncias em função do tamanho de suas partículas, utiliza-se a técnica da filtração. O filtro retém as partículas maiores e deixa passar as menores (filtrado).
Grupo: Denise Schutz,Fabiana Santos Silveira e Leandro dos Santos Dias

Arte urbana




Minha mãe caiu no banheiro e quebrou o ombro. Depois de um dia fora de casa, me deparo com meu vizinho desenhando um lagarto na parede de sua casa. "Esse eu fiz em homenagem à tua mãe... pra ela saber que quando a gente sente que vai cair, tem que grudar as mãos onde der...". Ernani Chaves, meu vizinho, é artista plástico formado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. É bem provável que você já tenha visto alguém vestindo uma de suas camisetas... Seguem as fotos do início do lagarto. No meu próximo post colocarei ele completo!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Dicas de Videos

Oi turma...
Para aqueles colegas que estiveram lá na Mostra TRANSFER, e que além de terem gostado de tudo que foi visto, acham skate "interessante", estou postando 2 links qua comentei na ocasião da Mostra.
O primeiro é do melhor do mundo na categoria "strett"(de rua ou com obstáculos semelhantes) e "freestyle" (de chão, apenas de manobras, tipo malabarismo), o americano Rodney Mullen.
O segundo é o melhor do mundo na categoria vertical (pistas em forma de "U"), o brasileiro Sandro Dias, o "Mineirinho". Em ambos os casos, a Física não explica o que vemos. Vale a pena conferir...
Abração à todos
Leandro Dias

domingo, 7 de setembro de 2008

A literatura acontece em dentro de um determinado tempo histórico, que pode ser retratado através dela de modo mais realista ou mais ficcional. Podemos citar como exemplo o autor Euclides da Cunha, que retrata em Os Sertões a guerra de Canudos como um exemplo realista. Em nossa literatura. no campo da ficção pode-se citar Érico Veríssimo em seu romance Clarissa. Lembrando ainda que na literatura há o retrato de um tempo, de uma sociedade na qual os escritores se apropriavam, por assim dizer, para criar suas tramas e, assim retratar sua visão de mundo e de realidade. Em língua portuguesa, podemos pensar no tempo como algo do tipo: no tempo onde ensinava-se latim nas escolas, ou francês, coisa rara hoje em dia. Agora, com as mudanças economicas, aprendemos inglês e espanhol, ou os dois, segundo a novidade da legislação.
As modificações ocorridas em nosso idioma através do tempo, vêm sendo alvo de acirradas discussões entre gramáticos e linguistas. Os primeiros, em sua maioria, afirmam que deve-se falar e escrever de acordo com a gramática, pois essas são as regras que regem o "bem falar e escrever", devendo, assim, serem seguidas por todos os falantes do português. Pode-se citar como exemplo de um gramático que sabe o "bom português" citamos Professor Pasquale Do outro lado, temos o linguista, que não separa o "certo" do "errado" nos diversos idiomas, mas analisa as mudanças na fala e seus reflexos na escrita. Protestam contra as regras gramaticais, que, muitas vezes, não correspondem a realidade dos falantes. Podemos citar como exemplo de linguista famoso é o autor Marcos Bagno
Vídeo sobre Érico Veríssimo
http://www.youtube.com/watch?v=qXB3SDvvFbg

sábado, 6 de setembro de 2008


em SETEMBRO
sempre às quartas
sempre às 12h30min e às 19h30min
sempre ENTRADA FRANCA

FICHA TÉCNICA
Texto: Nelson Rodrigues
Elenco:Alexandre Antunes
Danuta Zaghetto
Eduardo Engers
Evelise Mendes
Fabiana Santos
Pablo Damian
Patrick Peres
Rodrigo Fiatt
Sofia Vilasboas
Tefa Polidoro
Ulisses Pimentel

Trabalho originado da disciplina: Atuação II
Orientação Acadêmica:Cristiane WerlangGisela HabeycheXico de Assis
Concepção, criação e direção: o grupo

O Skate e suas origens



O skate chegou ao Brasil por volta de 1965. Os primeiros skates brasileiros eram feitos com rodinhas de patins ou de ferro. Não existiam regras, sendo no início considerado apenas como lazer e não como uma prática esportiva. A maioria dos textos retrata a origem do skate como sendo na Califórnia (USA), devido ao marasmo em que um grupo de surfistas se encontrava (sem ondas para surfar).


Em 1974 foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Skate. O evento foi disputado no Clube Federal do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano foi inaugurada a primeira pista no Brasil.
Na década de 90, o skateboard realmente explodiu no Brasil. O número de praticantes cresceu vertiginosamente, bem como os eventos, a organização do esporte e a exposição na mídia. Através de revistas nacionais (Overall, Yeah!) e importadas (Tracker) os apreciadores desse novo esporte/estilo tomaram conhecimento dos grandes nomes que despontavam no cenário mundial, e que mais tarde, dariam seu “ar da graça” nas terras tupiniquins (Christian Hosoi, Steve Caballero, Tony Hawk, Lance Mountain entre outros).
Nesta mesma década, inúmeros campeonatos foram realizados no Brasil, e em se tratando de região sul, as cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo destacaram-se como as cidades expoentes do skate (tendo pistas de nível profissional, construídas e mantidas pela crescente indústria “skate”: assessórios, roupas, tênis, etc.).
Ao longo dos anos, podemos dizer que o skate passou por inúmeras mudanças na sua maneira de ser praticado. O que no passado (não tão distante assim) era tido como “ultrapassado”, toma novas formas e adeptos nos dias atuais, como por exemplo, a preferência por shapes (tábua do skate) maiores, que se assemelham à pranchões de surf.

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) é a entidade nacional que regula o esporte. A CBSk foi fundada em março de 1999 em Curitiba, Paraná, e hoje tem sede na cidade de São Paulo. Atualmente o Brasil é considerado como a segunda maior potência no skate mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.


Brasileiros que se destacam

Sandro “Mineirinho” Dias (foto) é o atual pentacampeão mundial de skate vertical (praticado em pistas geralmente de madeira, em forma de “U”). Começou a andar de skate na garagem do prédio com um amigo. Mineirinho se profissionalizou em 97. Foi o terceiro skatista do mundo a acertar a manobra 900º (manobra em que o skatista dá 2 voltas e meia no ar). Sandro nasceu em Sto.André, tem 33 anos e pratica skate há 22 anos.

texto e adaptação Leandro S. Dias



quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Queridos Colegas:

Os Bandidos- 17,18 e 19 de setembro - Usina do Gasômetro


The Grand Inquisitor, 14,15 e 16 -Teatro do Ciee


Como já disse na terça passada, não estarei com o grupo nos próximos encontros, resolvi alimentar a minha arte nas oficinas do 15º Poa Em cena. Porém não deixarei de comparacer na exposição do Santander, até porque não quero voltar boiando.

Bjs, josi.

Segue a programação dos Seminários do Poa Em Cena, é só chegar e participar!



SEMINÁRIO FUNARTE EM CENA

A palavra em cena. Há palavra em cena? Ah! Palavra em cena!Com curadoria e mediação de Luiz Paulo VasconcellosFoyer do Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro s/n
O titulo diz tudo – a palavra, a cena, a afirmação, a dúvida, a surpresa, a constatação, o alívio. Afinal, gostemos ou não, queiramos ou não, a palavra sempre estará em cena, explícita, articulada, vibrante, sonora, sussurrada, às vezes até escondida no silêncio eloqüente de uma platéia atenta. Estes são os temas, as possibilidades que pretendemos discutir com nossos convidados – o que, quem, onde, quando e como. E a palavra, naturalmente. Bom proveito! Luiz Paulo Vasconcellos

MESAS
O texto dramático em tempos pós-dramáticos - 08 de setembro, às 16h
Adriane Mottola (RS) - Diretora, atriz, Mestranda em Artes Cênicas e fundadora da Cia. Teatro di Stravaganza, com 20 anos de existência.Esther Góes (RJ) - Formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, encenou mais de 25 espetáculos e teve diversas participações na televisão e no cinema.Grace Passô (MG) - Atriz, formada no Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes. É também produtora, dramaturga e diretora. Integra a Cia Clara de Teatro e o Grupo Espanca.Ivo Bender (RS) - Doutor em letras, um dos mais importantes dramaturgos do teatro gaúcho com diversas obras publicadas.

O teatro das adaptações literárias - 09 de setembro, às 16h
Donizeti Mazonas (SP) – Formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Campinas, participou do Centro de Pesquisa Teatral – CPT, principalmente no projeto Prêt-à-Porter, coordenado por Antunes Filho. Moacir Chaves (RJ) - Diretor renomado, Moacir Chaves é formado em artes cênicas pela Uni-Rio e tem mestrado em teatro pela mesma universidade.Newton Moreno (SP) – Dramaturgo com doutorado em artes cênicas pela ECA/USP.Formado pela Unicamp, com residência no The Royal Court Theatre em Londres/Inglaterra. Walter Reyno (UY) - É um dos maiores atores uruguaios de todos os tempos. Esteve à frente do teatro Circular de Montevidéu desde 1967 e é marcado pela grande trajetória no cinema.
Panorama dos festivais de teatro no Brasil - 10 de setembro, às 16h

Celso Frateschi (SP) - Ator, diretor e autor, é um dos fundadores do Teatro Núcleo Independente e o atual presidente da Funarte. Dirigiu e atuou em memoráveis montagens. Kil Abreu (SP) - Jornalista, crítico e pesquisador do teatro, foi diretor do Departamento de Teatro da Prefeitura de São Paulo e hoje é coordenador da Escola Livre de Teatro de Santo André. Luciano Alabarse (RS) – Diretor de teatro e coordenador do Porto Alegre em Cena.Paula de Renor (PE) – Atriz e produtora pernambucana, é responsável pela produção do Festival Internacional Janeiro de Grandes Espetáculos, do Recife . Dirige o Teatro Armaten e integra a Associação de Produtores de Artes cênicas de Pernambuco. Valmir Santos (SP) – Jornalista e escritor.
O texto em outros palcos - 11 de setembro, às 16h

André Garolli (SP) - Ator do grupo Tapa e diretor da Cia. Triptal, estará apresentando dois espetáculos no 15º Porto Alegre em Cena, dentro do projeto Homens ao Mar.. César Vieira (SP) - Dramaturgo e diretor, é um dos fundadores do grupo União do Olho Vivo, pioneiro na utilização dos processos de criação coletiva, dedicando-se a uma dramaturgia popular e comprometida com o teatro de resistência. É formado em direito, jornalismo e cursou a formação em dramaturgia da ECA/USP.Jessé Oliveira (RS) - Formado em artes cênicas pela UFRGS, foi um dos fundadores da Trupe de Experimentos Teatrais Bumba meu Bobo. É pesquisador de teatro popular, das formas circenses, das performances e das atuações em atos políticos.Marcelo Restori (RS) - Diretor, ator, dramaturgo e cineasta, é um dos fundadores do grupo Falos & Stercus. Formado em cinema pela PUCRS.

Caio F. - 60 anos - 12 de setembro, às 15h

Gilberto Gawronski (RJ) – Formou-se como ator na CAU - Casa das Artes de Laranjeiras. È um dos grandes diretores brasileiros, responsável por belíssimas montagens da obra de Caio Fernando Abreu. Jeanne Callegari (SP) - Jornalista e escritora, colaborou em diversos veículos, como Bravo!, Superinteressante, Aventuras na História, Vida Simples, entre outros. Autora do livro Inventário de um escritor irremediável, da editora Soeman.Luiz Arthur Nunes (RJ) - Dramaturgo, diretor e professor, tem mestrado em teatro pela Universidade de Nova York. Dirige o Núcleo Carioca de Teatro.Marcos Breda (RJ) - Formado em Letras pela UFRGS e com mestrado em teatro pela UNI-RIO, é ator de teatro, cinema e televisão. É também locutor, dublador, professor universitário e produtor teatral.Márcia Ivana de Lima e Silva (RS) – Professora de Teoria Literária do Instituto de Letras/UFRGS, Márcia é coordenadora do Arquivo Caio Fernando Abreu.
Outras programações em homenagem a Caio Fernando Abreu:
Após a mesa haverá o lançamento do site sobre Caio Fernando Abreu idealizado e criado por Márcia Ivana de Lima e Silva.
Lançamento e autógrafos do livro Inventário de um escritor irremediável, de Jeanne Callegari.
Mediação – Luis Paulo Vasconcellos Ator, Encenador, Professor e Pesquisador. Poeta e joalheiro nas horas vagas. Autor do Dicionário de Teatro (L&PM, 1987) e do livro de poemas Comendo pelas Beiradas (Tambor, 2007). Leciona História do Teatro no TEPA e Dramaturgia na UNISINOS. Assina coluna de teatro na revista Aplauso.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

TRANSFER. Cultura urbana. Arte contemporânea.



Quais os tempos e espaços das cidades? Como vivemos e interferimos na cidade em que vivemos? Que relações possíveis existem com os espaços da escola?












TRANSFER_cultura urbana. arte contemporânea. transferências. transformações
Local: Santander Cultural, Rua Sete de Setembro, 1028
Data: Até 28 de setembro de 2008
Horário: Segunda à sexta-feira das 10h00 às 19h00
Sábados, domingos e feriados das 11h00 às 19h00
Entrada franca