terça-feira, 29 de abril de 2008

Meu pensamento sobre Interdisciplinariedade!

Acho que o tema o qual estudamos hoje em dia, em várias disciplinas, que é a interdisciplinariedade, não é muito fácil de se por em prática. Quando penso no que eu posso APRENDER com as artes, filosofia, teatro e etc, logo me vem uma resposta muito óbvia. Ninguém sabe de tudo, logo sempre temos coisas novas para aprender, e assuntos fora da nossa área são muito importantes para o crescimento pessoal e profissional de todos nós. Assim é laro sempre temos algo a aprender com qualquer outra pessoa.
Porém, quando penso em de que forma ENSINAR através da interdisciplinariedade não tenho resposta. Não é uma tarefa muito fácil. Acredito que para eu conseguir montar uma aula com um colega da filosofia, por exemplo, levaria uma s boas horas de pesquisa e mais tantas outras de planejamento, para quem sabe, chegar num resultado positivo.
Enfim, acredito que a terefa de um profssor que queira fazer a diferença não é nada fácil. Tem que ter muita força de ontade e, principalmente, ACREDITAR, que é possível um ensino e aprendizagem através desses métodos.

Outros espaços


Está acontecendo em Porto Alegre um dos mais importantes eventos nacionais da área de educação: o XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Milhares de pesquisadores e educadores estão na cidade discutindo e pensando sobre educação. Confiram a extensa programação em http://www.pucrs.br/eventos/endipe/index.php

As conferências estãos endo transmitidas on-line através do link: mms://stream.pucrs.br/endipe
Acesso disponível somente nos seguintes dias e horários:
27/04 das 17h30 às 20h – Abertura do evento e conferência de abertura ministrada pelo Dr. Mario Sérgio Cortella
28/04 das 18h45 às 20h – Conferência ministrada pelo Dr. Maurice Tardif
29/04 das 18h45 às 20h – Conferência ministrada pelo Dr. Kenneth Zeichner
30/04 das 16h15 às 18h – Conferência de clausura ministrada pela Drª. Maria Cristine Josso e encerramento do evento

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Atividade Interessante!

Legal esse projeto interdisciplinar que uma escola fez em Sapucaia do Sul! Vejam abaixo a reportagem tirado do site http://www.sapucaiadosul.rs.gov.br/noticias/161203.htm O artigo foi escrito por Daniela Rocha Lima - (51) 9916-8496 em 16/12/2005





Trabalho valoriza etnias
Os alunos da E.M. Rosane Amaral Dias tiveram uma aula diferente hoje. Estudantes de 7ª série preparam uma feira sobre diferentes etnias e influências dos povos na formação do nosso país. A atividade integra o Projeto Identidade Brasileira.
Nos estandes os jovens mostraram elementos da cultura indígena, africana, alemã, italiana e oriental. A feira, que foi visitada por demais turmas, professores e funcionários da escola, foi a culminância de um trabalho desenvolvido durante todo o ano, em diferentes disciplinas.
Demonstrar que diferentes povos contribuíram para a formação da identidade brasileira foi o principal objetivo das atividades. Para os coordenadores, Erenice Bordine, Rafael Baioto e Neila Moser, o projeto tornou o conteúdo mais interessante aos alunos.

Olá pessoal!!!

Após essas visitas pensei um pouco sobre o resgate da área humanística nas escolas. Espaços como o File e o Vida Urgente nos remetem ao tema da interdiciplinaridade, como vamos fazer para trabalhar juntos? Qual a relação que se podem fazer entre as "disciplinas"? Impossível não dizer que para um evento como esse do File muita coisa teve de ser mesclada: desde conhecimentos de informática e de ciências para estruturar fisicamente o evento até os conhecimentos de Letras e Teatro, com suas expressões, gestos, falas e textos. Lá no Vida Urgente foi fantástico ver que crianças fora da idade escolar (fora da escola) estão APRENDENDO!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Que tempos e espaços escolares?

Hora de retomar algumas questões: quais os tempos e espaços da escola? A educação só acontece na escola? Em que outros espaços acontece educação?
O que exposições como a do Festival de Linguagem Eletrônica (FILE) ou um espaço de educação não- formal como o "Vida Urgente" podem nos dizer sobre isso? Que provocações e deslocamentos nos fazem, como professores/as ou futuros professores/as?

Outra questão fundamental para nossas discussões: de que modo nossas áreas de conhecimento podem "conversar" na escola? A filosofia pode aprender com o teatro, que pode aprender com a sociologia, que pode aprender com a química e matemática, e com as artes visuais? Temos abertura suficiente para isso? O que vocês acham disso?


“O principal problema que hoje enfrentam nossas escolas e universidades é a narrativa dominante sobre a educação na qual se inserem e sua dificuldade em mudá-la. As narrativas são formas de estabelecer a maneira como há de ser pensada e vivida a esperança. Uma forma de narrativa muito poderosa no terreno educativo é aquela que tende a naturalização: “As coisas são como são e não podem ser pensadas de outra maneira”. Assim sendo, supõe-se que:
- a única forma que se tem de agrupar os alunos é por idades;
- apenas um professor há de trabalhar por vez em cada grupo;
- os livros-texto são a fonte prioritária do aprendizado;
- o espaço da sala de aula há de ser fechado para facilitar o controle do grupo;
- as provas dão conta do que os alunos têm aprendido;
- separar por disciplinas, como divisões estanques, é a melhor forma de planejar o que se deve ensinar;
- os horários (fragmentados como uma grade televisiva) são a única maneira de organizar o tempo escolar;
- o exercício e a repetição são as melhores formas de favorecer o aprendizado;
- os alunos são uns indolentes e não têm interesse por nada, e que, por isso, há de se separar os melhores do resto;
- os professores são umas vítimas sofredoras, desamparadas e sem reconhecimento de seu trabalho.
(...)”.

HERNÁNDEZ, Fernando. O problema está na narrativa e na resistência em mudá-la. In: ________. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007. p. 11-17.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Christus Nóbrega

Christus Nóbrega é designer, Professor da UFCG lotado no DEPARTAMENTO DE DESENHO INDUSTRIAL onde desenvolve trabalhos de PESQUISA E EXTENSÃO e leciona DISCIPLINAS teóricas e práticas.Faz parte do quadro de consultores do SEBRAE e da FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO, onde vem prestando consultorias e treinamentos nas áreas de DESIGN E ARTESANATO e DESIGN INDUSTRIAL aplicado às micro e pequenas empresas. Também presta consultorias para o GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA e para o PROGRAMA BRASILEIRO DE ARTESANATO e outros órgãos não governamentais.

Entre seus trabalhos, está o bordado a cerâmica, criado para um grupo de pessoas nordestinas, de forma inusitada, criando uma linha de pratos e fruteiras bordadas com motivos florais. Também trabalha com chifres de boi criando novos ornamentos nesses objetos e resgatando hábitos nordestinos. Esses trabalhos e muitos outros que realiza valorizam a cultura nordestina além de serem um alternativa de renda para esse povo.
http://christusn.sites.uol.com.br/livrodeartista.html

domingo, 13 de abril de 2008

VIDA URGENTE

Pessoal, no próximo dia 22, estaremos visitando o projeto Contadores de Histórias, na própria sede da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. Nesta terça (dia 15 de abril) a Luiza Souza e eu apresentaremos nossa oficina, nela pretendemos falar também, um pouquinho, de trânsito e da Fundação. Na quarta-feira passada, fui até lá para dar uma olhada no novo elenco dos Contadores e também para pegar o folder institucional pra entregar pra vocês nesta terça. Acho importante já irmos pra lá, com uma noção do que veremos, ou do que é a Fundação. Portanto colarei aqui o histórico da Fundação retirado do site: http://www.vidaurgente.org.br/


A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga foi criada em 13 de maio de 1996 pelo casal Régis e Diza Gonzaga, pais de Thiago, que perdeu a vida aos 18 anos, quando o carro em que estava, de carona, chocou-se contra um container de lixo colocado irregularmente na rua, na madrugada fria de 20 de maio de 1995, em Porto Alegre - RS.


A data foi escolhida por ser o dia de aniversário do Thiago. A manifestação de Diza, mãe de Thiago e presidente da Fundação, resume o objetivo da entidade:


O que aconteceu comigo e com o Régis, enquanto pais, não é nenhuma novidade. Isso está acontecendo diariamente, e temos lido e ouvido muitos relatos sobres estas perdas. Mas apesar de sentir que esta dor não diminuirá nunca, e que só vamos aprender a conviver com ela, acho que a morte do meu lindo Thiago não pode ser apenas mais uma. Isso é vaidade? Não sei. O que sei é que preciso fazer algo, deixar algo para que essa perda produza ganhos, pois admitir que apenas acabou, não consigo. O Programa VIDA URGENTE não salvará o mundo, sabemos, mas se apenas um jovem com acesso a campanha deixar de se sentir babaca por agir com bom senso na direção de um carro ou mudar seu comportamento a partir da reflexão que propomos, já teremos alcançado nosso objetivo.”


A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga é responsável pelo programa VIDA URGENTE que é composto por uma série de projetos que visam a preservação e valorização da VIDA.


Sobre o programa Vida Urgente, também retirado do site:


"O Programa VIDA URGENTE é um conjunto de projetos que visam, através da conscientização, minorar os acidentes de trânsito, principalmente os que envolvem jovens. Entendemos que o trânsito, mais do que uma questão de Secretarias de Transporte, Segurança ou Polícias Rodoviárias, é uma questão de educação. O Vida Urgente é muito mais do que uma campanha de trânsito é um programa de VALORIZAÇÃO DA VIDA."


Ressaltei a palavra educação, pois conversando com o Sergio Roberto Néglia (diretor da Fundação), foi ressaltada a importência da Fundação como "ferramenta de ensino". O que acontece é que diversas escolas que querem implantar educação no trânsito em seus currículos, acabam procurando a Fundação e utilizando-a para ajuda-los.


São três espetáculos disponíveis:


Exército de Sonhos: teatro itinerante, criado em 1994, baseado em fatos reais, com o texto encomendado pela Diza, é o espetáculo mais emocionate da Fundação. Mostra momentos de 4 jovens, em situações cotidianas, porém, a falta de cuidados no trânsito muda seus caminhos.


Indicado para jovens e adultos, já teve mais de 250 000 espectadores


Últimos dias de um super herói: indicado para adolescentes de 10 à 15 anos, é uma peça que visa desmitificar a cultura do herói, que acha que pode qualquer coisa, sem ver consequência para seus atos.


Contadores de Histórias: Projeto pedagógico realizado no espaço Brenda Perger (nome de uma criança que faleceu com 2 anos de idade) dentro da sede da Fundação. Tem quatro apresentações diarias, para crianças de 2 a 6 anos. Trabalha idéias lúdicas, interage com as crianças, tentando despertar nelas a responsabilidade como pedestres, skatistas e passageiros. O que ocorre com frequência é estes "mini-espectadores" cobrarem dos pais responsabilidade como motoristas.




Além do teatro, a Fundação conta com o Curso de Capacitação de Voluntários (muito sugerido pelos professores para os alunos adolescentes), o projeto Escola Urgente (evento em que estudantes em diferentes locais, paralisam o trânsito para conversar com os motoristas sobre os perigos do trânsito), além de palestras e ações realizadas pelos funcionários e voluntários do programa Vida Urgente.




Espero que não tenham achado massante a leitura e os interessados podem deixar perguntas e/ou visitar meu blog: http://www.memorialdoleste.blogspot.com/. Vejo-os na terça!


p.s.: Para quem não for na próxima aula, é importante estar ANTES das 10:30 hs na Sede da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga: Rua Botafogo, 918. Do centro, no terminal da Salgado Filho, pode-se pegar o ônibus Icaraí, ou Menino Deus 177. Peçam para descer na Getúlio Vargas esquina com a Botafogo e caminhem para a esquerda, em direção ao posto BR, é naquela quadra.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Oups! - Marcio Ambrosio

Pessoal!
Pesquisei sobre o trabalho de Marcio Ambrosio. Me pareceu muito legal!! O trbalho que ele desenvolveu se chama Oups!.
Tomara que dê tempo de visitarmos bastante coisa amanhã.

Oups! mistura novas tecnologias e animação clássica numa forma lúdica e artística. Quando o visitor entra num espaço definido, uma camera grava a sua imagem e lhe projeta numa tela em frente (como um espelho), em tamanho e tempo real. O visitor se vê integrado num cenário de animações que seguem seus movimentos. Ele se encontra imerso num universo criativo de imagens e sons.

Se alguém quiser saber mais sobre o trabalho do artista e/ou ver fotos, sugiro o seguinte site: http://www.zzzmutations.com/oups/.

Até amanhã a todos!
Estou super ansiosa!

Ansiedade, curiosidade, oportunidade

Caros colegas e professora

Só precisava dizer que estou muito ansiosa para ir no FILE(pareço uma criança esperando o passeio da escola, mas agora com um objetivo maior do que simplesmente sair dela).

Estou curiosa para entender esse espaço como um apêndice da escola.
Além disso quero conhecer o espaço pq pretendo levar alguns amigos que tenho: crianças de 6,8,9 e 10 anos, que são meus vizinhos e sinto que há uma necessidade da parte deles de dialogar com o mundo. Quero que eles tenham a oportunidade de conhecer outros espaços de interação além da escola e da rua onde brincam.

Depois conto como foi a experiência de levá-los...
Boa sorte pra mim...

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Pessoal, estou usando meu blog para contar um pouco sobre a fundação Thiago de Moraes Gonzaga e minha história com ela! Quem quiser dar uma olhada no blog será muito bem vindo!
=)
http://memorialdoleste.blogspot.com

terça-feira, 1 de abril de 2008

Ernesto Klar
is a media and sound artist based in New York City. Klar’s works
have been presented at Eyebeam, Chelsea Art Museum, BAP Lab Festival in New
York City, the ICA in Boston, FILE Festival in Sao Paulo (Brazil), and the CCCB in
Barcelona (Spain), among others. His awards include grants, fellowships, and
commissions from the New York Foundation for the Arts, the Massachusetts
Cultural Council, and the Lower Manhattan Cultural Council. Klar holds an MFA
in Design and Technology from Parsons The New School For Design, and a BM in
Composition from Berklee College of Music. He is currently a faculty member at
Parsons The New School For Design in New York City.

Convergenze parallele
Dust, spotlight, fan, video camera, projector, custom software system

"Convergenze parallele" is an audiovisual installation in which airborne dust particles passing through a beam of light are tracked, visualized, and sonified in real-time by a custom software system. The installation reacts to air movements in the exhibition space, allowing the viewer to see and hear the amplified movement of dust particles. "Convergenze parallele" explores the poetic potential of revealing and transforming the imperceptible, and attempts to sensitize observers to the intangible energies and perpetual transformations of natural phenomena.